Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Audiência Pública debaterá implementação da Educação das Relações Étnicas e Raciais

Autoridades vão discutir no próximo dia 11 de maio, a partir das 14h30, no auditório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) a Implementação da Educação das Relações Étnicas e Raciais e do estudo da História e Cultura Afro Brasileira, Africana e Indígena nas Escolas Públicas e privadas da Educação Básica. A discussão ocorre conforme a resolução nº 001/2013 do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, com enfoque nas leis 10639/2003 e 11645/2008. 


O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), que realiza ações e eventos como entrega de alimentos não perecíveis e de cobertores e filtros para comunidades quilombolas, conferências regionais e municipais de Promoção da Igualdade Racial, seminários como o das Comunidades Tradicionais de Povos de Terreiro Cuiabá, se fará presente no evento realizado pela Assembleia. 

A presidente da Secretaria-Executiva dos Conselhos, Maika Regiane Galvão, destaca que o Brasil é um país de muitas etnias e diferenças culturais, e que vivemos numa sociedade complexa, plural, diversa e desigual. “A nossa diversidade e pluralidade, contudo, não se exibe só através das diferentes culturas constituintes da população. É neste contexto que iremos propor também a criação de condições e possibilidades para a inserção da diversidade cultural e da equidade social no cotidiano da escola e da sala de aula do ensino médio”. 

O presidente da Comissão de Educação da Casa de Leis, deputado estadual Wilson Santos, é autor do requerimento. “A educação para as Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas estaduais têm intersecção com todos os níveis e modalidades de ensino. Visamos implementar, produzir e divulgar conhecimentos, atitudes, posturas e valores que promovam aos gestores/as, professores/as e estudantes quanto à promoção da igualdade étnico-racial no cotidiano das unidades escolares”. 

Dessa forma, as autoridades pretendem reafirmar o compromisso dos agentes governamentais da sociedade com a promoção de uma educação antirracista e de valorização e efetivação da história e cultura africana e afro-brasileira.
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