Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Educação

Unemat participa do Fórum de Avaliação dos Cursos do Comfor

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participa juntamente com outras duas instituições de ensino superior públicas de Mato Grosso, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Groso (IFMT), e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do I Fórum de Avaliação dos cursos do Comitê Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor) proposto pela UFMT. O evento foi aberto na manhã desta terça-feira (14.04) em Cuiabá e segue até esta quinta-feira (16) no Hotel Fazenda Mato Grosso. 


A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, participou da Mesa Redonda Políticas Institucionais de Formação Continuada I, juntamente com os reitores da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli Neder, do Instituto Federal de Mato Grosso, José Bispo e do superintendente de Formação da Seduc, Atair Rodrigues Rondon Filho. Na oportunidade a professora Ana Di Renzo destacou a importância das instituições de ensino superior se unirem para discutir e elaborar um plano de melhoria para a Educação Básica de Mato Grosso. 

Durante a Mesa Redonda, a reitora da Unemat socializou as ações que foram e que estão sendo desenvolvidas dentro da política de formação inicial e continuada na Instituição como a revisão das matrizes curriculares dos cursos, a formação geral dos acadêmicos e docentes, a construção de 80% dos currículos similares, além da proposta de realização do Fórum das Licenciaturas para discutir e integrar as ações do Pibid (Programa de Iniciação a Docência) e Mestrados profissionalizantes. 

“A Unemat quer participar e contribuir para avançar nos índices de qualidade da Educação de Mato Grosso. Na realidade as três IES públicas estão imbuídas desse objetivo, tanto que acabamos de instalar o Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso, com o objetivo de contribuir com a construção de políticas estaduais educacionais no que diz respeito a ações afirmativas, formação de professores, educação indígena, qualificação docente, entre outros temas”, diz a professora Ana Di Renzo. 

Programação: 

Entre as temáticas que estão em discussão no Fórum está a políticas de Inclusão, Formação Continuada. Nesta quarta-feira (15) os temas giram em torno do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio; Formação de professores das Comunidades Remanescentes de Quilombo e Docência na Educação Infantil. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet