Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Lei de Janaina prevê multa para estabelecimento que coibir mães de amamentar em público

"Amamentar é uma ato divino e deve ser respeitado. É inadmissível que estabelecimentos ainda continuem cerceando mães de amamentarem seus filhos em público". Com essas palavras a deputada estadual Janaina Riva (PSD) referendou a importância do projeto de lei, apresentado durante sessão matutina desta quinta-feira (16/05) que dispõe sobre o direito ao aleitamento materno no Estado de Mato Grosso.


Pela lei apresentada pela parlamentar, o estabelecimento que proibir ou constranger o ato da amamentação em suas instalações está sujeito à multa. Pelo texto, independente da existência de áreas segregadas para o aleitamento, a amamentação é ato livre e discricionário entre mãe e filho.

"O estabelecimento que descumprir a presente lei será multado em R$ 500 e, em caso de reincidência, a multa terá o valor dobrado. A amamentação garante a saúde da criança, reforça o sistema imunológico e previne doenças como a diarreia e a pneumonia, além de fortalecer os laços afetivos quando é feito na primeira hora de vida. A organização também recomenda que a amamentação seja feita sempre que o bebê desejar", explicou.

A deputada, que é mãe de dois filhos disse que tem recebido inúmeras mensagens de mães que passaram por esse constrangimento e pelo cerceamento de amamentar em locais públicos.

"Achei importante trabalhar nessa lei e regulamentar isso. A amamentação é um ato livre entre mãe e filho. Desde a década de 1980 o Brasil tem incluído a promoção e apoio ao aleitamento materno em sua agenda de prioridades em saúde. Proibir ou constranger o ato de amamentar deve ser passível de multa", finalizou. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet