Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Alunos dos cursos de pesca e panificação recebem certificados

Pescadora desde os 15 anos, a ribeirinha Elisa Soares de Magalhães está entre os 40 alunos que receberam nesta terça-feira (05.05) o certificado do primeiro curso de Operador de Beneficiamento de Pescado, oferecido pelo Pronatec, programa do governo Federal que em Mato Grosso é coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec-MT). Entre os nove irmãos, todos pescadores, ela é a única que tem a carteira profissional e vê na qualificação uma forma de aumentar o lucro com as novas técnicas de aprendizado. 


O curso tem como público alvo pescadores profissionais e artesanais, e ribeirinhos que dependem da venda do peixe para a sobrevivência. A superintendente de Educação Superior e Coordenadora Geral do Pronatec, Fátima Possamai, destaca que a qualificação em pescado tem uma grande importância pela quantidade de comunidades ribeirinhas que o estado possui e o crescente número de empresas especializadas em pescado. O curso ensina desde técnicas de higienização, até defumação, congelamento, embalagem, armazenamento, cortes, filetagem, retirada de espinha e a produção de fishburger. “É um curso voltado para o empreendedorismo, que qualifica para o mercado de trabalho. Atende desde pessoas que trabalham em casa, cooperativas ou empresas específicas na área de pescado”. 

O curso gratuito e presencial teve uma duração de 200 horas. O professor Renato Dias de Moraes disse que uma das vertentes do curso é abrir caminho para a qualificação dos profissionais que trabalharão nos frigoríficos específicos em congelamento, armazenamento e corte de peixe, que vem aumentando no estado. “Um dos nossos objetivos principais é abrir portas e alavancar profissionais. Estão abrindo muitos frigoríficos de peixe no estado e os profissionais que tem qualificação irão sair na frente nessas vagas de trabalho. Hoje quase todas as fazendas especializadas em piscicultura tem seu próprio frigorífico”. 

Também receberam certificados alunos do curso de panificação, que ensina técnicas de confeitaria, bolos, pães, salgados e biscoitos de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho. Teodora da Silva, de 59 anos, que já trabalha com a venda de salgados para estabelecimentos comerciais e festas viu na qualificação a oportunidade de expandir os negócios. O curso tem grande aceitação e já foi oferecido em outras oportunidades, inclusive em cidades do interior. “É um curso voltado para o empreendedor que quer ampliar os negócios”, afirma a superintendente Fátima Possamai.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet