Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Prefeitura implanta projeto de avaliação de desempenho dos servidores

A Prefeitura de Cuiabá deu início à implantação do projeto de avaliação de desempenho dos servidores com foco na competência de cada um. O objetivo é a valorização e a seguridade social do servidor bem como a melhoria e economia na administração pública.


O projeto está sendo elaborado desde o início do ano e já passou pela fase metodológica, onde houve uma formação de grupos e disseminação de conhecimento por uma consultoria.

Agora está sendo realizado um mapeamento da realidade dos processos, onde a Gestão vai cooptar três servidores de cada secretaria para fazer o treinamento de como será a implantação da avaliação.
A secretária de Gestão, Ana Paula Villaça, explica que a avaliação não tem como objetivo inicial medir a produtividade do servidor, mas pretende conhecer o processo de trabalho de cada secretaria e reconhecer o perfil dos profissionais que ali existem.

“Não é um trabalho que mede o servidor como regular, bom ou ótimo. Ele mede a estrutura como um todo, aponta os processos de trabalho, aponta as necessidades de capacitação, o local adequado ou o ambiente necessário para aquele servidor”, esclarece.

O processo levará em conta, principalmente, a gestão por competência, que é uma tendência atual nas grandes organizações públicas e privadas. Para isso, o projeto será implantado em etapas.

A primeira delas é avaliar as competências e conhecer os processos de trabalho, que consiste em analisar se o servidor é apto para ocupar a função em que se encontra. “Tem muitos servidores que estão em certas áreas, mas que não possuem o perfil adequado para aquele setor”, lembra.

O segundo passo é conhecer o perfil dos profissionais e colocá-los no seu espaço adequado. “Quando eu falo qualidade no atendimento ao contribuinte e tenho ali um perfil de profissional que não foi preparado para aquilo, nós temos probabilidade de risco no resultado. Então, a avaliação vai perpassar por isso”, explica.

Após isso, será realizada a avaliação do desempenho do servidor para elaborar uma política de capacitação, visto que há profissionais que estão nos lugares certos, mas não tem o preparo.

Por último, com o servidor no seu local adequado e com os conhecimentos necessários para desempenhar sua função, será realizada a avaliação do desempenho do servidor no que tange a sua atuação.

“Se ele é bem avaliado, em especial as carreiras que lidam com produtividade, podem atingir o ápice dessa produtividade e isso retornar para ele financeiramente, já que a promoção na carreira é com base em titulo, tempo de serviço e agora uma avaliação de desempenho”, disse.

A previsão é que até o final do ano, a Secretaria de Gestão realize a implantação definitiva do programa em toda a administração direta e indireta. Atualmente, o Executivo conta com 17 mil servidores efetivos, comissionados e terceirizados.

Com esta nova avaliação de desempenho, de acordo com a secretária Ana Paula, os servidores poderão ter um plano de cargos e carreiras balizado em uma gestão que compreende a vida profissional como um processo meritocrático, com o foco no desenvolvimento das pessoas.

“Esse processo vai olhar a competência, habilidade do servidor para que no final, quem ganhe é a administração e a população”, conclui.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet