Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Sejudh promove campanha de vacinação em todas as unidades prisionais

A vacinação é um dos métodos preventivos mais eficazes para evitar doenças. Com essa finalidade, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), através da Gerência de Saúde, está realizando a imunização contra a gripe (influenza) em todas as unidades da secretaria. Só no Sistema Penitenciário (Sispen) serão imunizados um total de 3.873 servidores e 10.334 recuperandos. 


A ação faz parte da campanha nacional “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação – 2015” do Ministério da Saúde, que visa atingir, principalmente, os grupos vulneráveis como crianças de seis meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional e socioeducativo, além da população indígena. 

Para os servidores lotados na sede da Sejudh, o Centro de Saúde do bairro Quilombo (adjacente ao órgão) preparou uma segunda demanda de vacina para a segunda e terça-feira (25 e 26 de maio). Na última quarta (20.05), foram vacinados 230 servidores e 70 adolescentes do socioeducativo; já na Penitenciária Feminina Ana Maria do Coutro May, o “dia D” está programado para 26 de maio. No Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), acontecerá nos dias 10 e 11 de junho e na Penitenciária Central do Estado (PCE) nos dias 15 e 19 de junho. 

De acordo com o gerente de saúde da Sejudh, Hosano Delgado, estamos chegando num período do ano que se torna crítico, e que é propício para o aparecimento de doenças como a gripe. “A prevenção é o caminho e deve ser feita sempre. Como foi priorizada pelo Ministério da Saúde, a vacinação deve chegar a todos. Dessa forma, os profissionais prevenidos terão uma saúde melhor e consequentemente melhor rendimento. Nossa preocupação é levar as doses da vacina a todas as unidades do estado e cumprir com as metas estabelecidas pelo Ministério”. 

A enfermeira chefe do Centro de Saúde, Cibele Lemos, esclarece que a vacina melhora a imunidade, previne complicações com resfriados e até alergias. “As pessoas que tomam a vacina anualmente relatam que passam anos sem se resfriar”. Porém, a enfermeira adverte que não é recomendado para quem está com baixa imunidade. “Algumas doenças podem afetar a resposta à vacina, por isso é importante que a pessoa verifique com seu médico caso esteja com alguma doença grave ou com febre”, concluiu. 

Prevenção 

A transmissão dos vírus influenza (H1N1) ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet