Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Sejudh inova em metodologia e beneficia 128 recuperandos

Inaugurado há 40 dias, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Juína (735 km a Noroeste) começa suas atividades com um novo conceito para promover a ressocialização dos internos. A equipe de saúde da unidade inverteu a lógica da demanda e vai abordar temas escolhidos pelos próprios internos. Ao todo, 128 recuperandos serão beneficiados. 


O projeto, com início previsto para o segundo semestre de 2015, tem o intuito de trabalhar a prevenção com os recuperandos por meio de palestras informativas e acompanhamentos psicossociais, promovendo a reflexão sobre as doenças e seus fatores de risco, bem como discutir os problemas enfocando os aspectos psicológicos, sociais e físicos, além de proporcionar a reflexão e a prevenção dos principais agravos. 

A pesquisa realizada pela equipe de saúde identificou que os assuntos de maior interesse dos recuperandos foram: drogas, ansiedade, planejamento familiar, depressão, tuberculose, obesidade, DST/AIDS e ressocialização. Para a psicóloga Josimara Ferreira, a preocupação com a convivência familiar chamou a atenção da equipe, demostrando a uma real intenção dos recuperandos em se reintegrar à sociedade. “Através das palestras educativas trabalharemos não apenas prevenção mas também a conscientização e uma mudança de comportamento”. 

Para o sucesso das atividades, o projeto conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que realizará testes de DST/AIDS e palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, entre outras. 

A equipe de saúde da unidade é composta por dois psicólogos, uma assistente social, uma educadora física, uma dentista, um farmacêutico, uma enfermeira e oito técnicos de enfermagem. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet