Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Acordo

Reforço na fronteira e concurso para 130 delegados integram lista de 115 medidas para segurança

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Reforço na fronteira e concurso para 130 delegados integram lista de 115 medidas para segurança
Ampliar em mais 40 policiais o efetivo do Grupamento Especializado em Fronteira (Gefron) que hoje dispõem apenas de 100 homens para o desenvolvimento de ações em mais de 750 quilômetros de fronteira seca, além da realização de concurso para 130 delegados e processo de  estudo para a contratação de mais de dois mil profissionais da segurança, integram o novo acordo de resultados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

 
Leia Mais:
Barco vira e deixa sete pessoas à deriva por quatro horas no Lago de Manso

Um dos gargalos da nova gestão, a segurança pública no documento assinado pelo titular da pasta, Mauro Zaque e o governador Pedro Taques (PDT) dispõem de 115 medidas, que perpassam desde a qualificação técnica a aquisição de armamento.  Todas devem ser executadas até o fim de 2015.
 
Mais uma vez, o mapeamento de policiais civis e militares que encontram-se cedidos a outros órgãos e poderes  deve ser concluído, assim como a adoção das medidas para revisão/retorno e regularização do retorno de servidores cedidos. Há ainda a meta de contratação de 100 servidores para o desenvolvimento de atividades burocráticas, disponibilizando os policiais. Apesar da incorporação de mais 1.062 novos servidores da área, o cenário atual da segurança apresenta demanda  expressiva. Só para a Polícia Militar, que conta com cerca de seis mil servidores, o ideal seria o dobro.
 
Quanto aos roubos registrados em Cuiabá, que apresentaram aumento de 34% nos primeiros meses do ano,  em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro a abril foram contabilizados 2.447 mil assaltos, contra 1.816 mil crimes da modalidade praticados em 2014, está prevista a criação do projeto de enfrentamento ao roubo na região metropolitana, no prazo de trinta dias.

Durante a solenidade de assinatura, o governador Pedro Taques (PDT) afirmou que nenhum município irá ficar sem viaturas e com efetivo policial inferior a cinco homens.
 
Titular da pasta, Mauro Zaque afirmou que os primeiros passos foram dados. “As ações mostram o comprometimento do Governo do Estado, mas precisamos de meios para que isso aconteça. E a partir de agora todos os municípios terão, pelo menos uma viatura, para as ações”. Ele destacou ainda a aquisição de 150 fuzis. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet