Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

35 mil beneficiados

Parceria da NET e Prefeitura de Cuiabá leva internet, TV e educação digital a 85 escolas

Parceria da NET e Prefeitura de Cuiabá leva internet, TV e educação digital a 85 escolas
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Crescer e a NET Educação, vai levar formação profissional em tecnologia digital para cerca de 60 professores de 85 escolas municipais de Cuiabá, que será realizado pelo Instituto Crescer. Junto com o curso, vem também uma doação vitalícia de banda larga e TV oferecida pelo grupo América Móvil, composto pelas empresas Net, Claro e Embratel.


Leia mais:
Hospital de Câncer de Mato Grosso oferece curso para voluntários neste sábado

Nas escolas os pontos de TV e internet banda larga ficarão à disposição de alunos e professores em áreas como biblioteca, laboratórios de informática e sala de vídeo. As 85 unidades foram escolhidas levando em consideração a disponibilidade técnica da Net.

Também faz parte do projeto a capacitação de 60 professores, que irão participar nos próximos meses do curso Educonex@o, promovido pelo NET Educação (www.neteducacao.com.br) em parceria com o Instituto Crescer e com a Secretaria de Municipal de Educação.  

No curso, que tem carga horária total de 80 horas (32h presenciais, 4h de palestras e 44h de interações online), os docentes terão a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias digitais em práticas pedagógicas, como interpretação e produção de diferentes tipos de textos, incluindo apresentações de slides e materiais para blogs.

A secretaria municipal de educação, Marioneide Kliemaschesk, falou da importância de um projeto como esse. “Essa formação dos professores é importante, pois somos uma geração daqueles computadores grandes da década de 80. A utilização da tecnologia digital vai tornar as aulas mais dinâmicas, estimulando os alunos a construção de conceitos através dos jogos digitais”.

Marioneide ainda destacou que é preciso perder o medo de descobrir as novas tecnologias, por parte dos professores. “As crianças não tem dificuldades para utilizar a tecnologia, nós é que temos. Temos o medo porque não somos da geração tecnológica. Antes era ‘é pra escrever, siga o modelo, cole e copie’. Não éramos incentivados a fuçar para aprender. Temos que colocar a máquina a serviço do home e não o contrário”, finalizou a secretária.

O gerente geral de operações da Net, Daniel Lacreta, falou de suas experiências com o projeto e destacou o compromisso social da empresa. “O projeto é realizado desde 2011. Já participei da implantação dele em outra gestão e vi o sucesso que foi, por isso fico feliz em fazer isso aqui em Cuiabá. A gente vive no mundo digital, o Educonex@o já atendeu 1090 escolas e cerca de 26 mil alunos, agora vamos poder aumentar esses números”, comentou Daniel.

A estimativa da secretária Marioneide é de que 25 mil alunos sejam beneficiados pela iniciativa. Espera-se que outras turmas de professores e também outras unidades municipais de educação participem do projeto nos próximos anos.

A Secretaria Municipal de Educação pôde ainda escolher três temas, entre os disponíveis no Guia Crescer em Rede, para serem trabalhados com os professores ao longo do curso, como Redes Sociais, Educação na Nuvem, StopMotion (técnica de animação fotograma a fotograma), BlockCAD (programa para a criação de modelos em 3D). Além disso, os docentes terão acesso a todo conteúdo de formação do NET Educação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet