Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

abaixo de 20%

Cidades do sul e sudestes de Mato Grosso entram em estado de alerta por baixa umidade do ar

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cidades do sul e sudestes de Mato Grosso entram em estado de alerta por baixa umidade do ar
O final de semana poderá ser de umidade relativa do ar abaixo de 20% para algumas cidades das regiões sul e sudeste de Mato Grosso. A situação é considerada de alerta pela Defesa Civil no Estado. Em Cuiabá a máxima no final de semana deve ficar na casa dos 36ºC, podendo chegar aos 40ºC.


Leia mais:
Abaixo do considerado como saudável, umidade relativa do ar cai e Defesa Civil emite alerta
 
Conforme o gerente de monitoramento da Defesa Civil, sargento BM José Bruno, não há previsão de chuva para os próximos dias para boa parte Mato Grosso e a projeção é de baixa umidade relativa do ar. Ele explica que para as regiões sul e sudeste do Estado a previsão máxima de umidade relativa é de 40%, entretanto pode chegar a 20% nos horários mais quentes que compreendem das 10h às 15h.
 
Nesta semana a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) prorrogou o período proibitivo para as queimadas para o dia 04 de outubro em decorrência ausência de chuvas e a baixa umidade. Há perspectiva de que o prazo possa vir a ser prorrogado para até o final de outubro caso não chova.
 
A umidade relativa do ar, segundo a Organização Mundial de Saúde, entre 21% e 30% significa estado de atenção, enquanto entre 12% e 20% estado de alerta.
 
Norte e Nordeste
 
Conforme o gerente de monitoramento da Defesa Civil, sargento BM José Bruno, ao contrário das regiões sul e sudeste de Mato Grosso, as regiões norte e nordeste deverão ter clima mais úmido, visto a probabilidade de chuva em decorrência a formação de nuvens oriundas de Rondônia e Tocantins.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet