Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Durante trilha

Após oito dias perdido, homem com deficiência mental é achado por trilheiros fotos e vídeo

Foto: Reprodução

Após oito dias perdido, homem com deficiência mental é achado por trilheiros  fotos e vídeo
Desnutrido, desidrato e sem forças para falar, João da Costa, de 41 anos foi salvo por um grupo de motociclistas depois de se perder na mata, na Serra Tapirapuã, em Tangará da Serra (242 km de Cuiabá). Ele foi visto por um dos aventureiros, que avisou aos colegas sobre a situação e deu início ao socorro, que teve seqüência com o atendimento do Corpo de Bombeiros. Debilitado, o homem possui deficiência mental e estava perdido há mais de uma semana, desde quando saiu da casa dos pais sem avisar.


Leia mais:
Após 16 dias, Polícia segue sem pistas sobre paradeiro de mulher que sumiu após ir a igreja

O engenheiro agrônomo Alexandre Vender, responsável por procurar uma localidade com sinal de telefone e avisar os bombeiros, conta que João estava a cerca 10 metros de distância da trilha, dentro do mato, quando foi visto por um dos integrantes do grupo. “Fomos ver o que era, tentamos conversar, mas ele não conseguia nem dizer o próprio nome, estava inconsciente. Um dos nossos membros é médico e nos orientou a dar água, uma barra de cereal e hidratar seus olhos.”

De acordo com o tenente Campos Filho, dos Bombeiros, como o local é de difícil acesso, o homem foi colocado na garupa de uma das motos e levado até uma fazenda na região. No percurso, de aproximadamente três quilômetros, ele foi amparado por outros dois motociclistas que seguiram mantendo-o sentado e o segurando no veículo. Ao chegar à localidade informada, os profissionais o imobilizaram e realizaram o transporte para um hospital na cidade, onde foram recebidos os cuidados necessários.

O tenente destacou ainda que no domingo (18) foram registradas baixas temperaturas e chuva no município, o que o poderia ter causado a morte do então desaparecido. “Como ele estava muito debilitado, sem água, e com a imunidade já bem baixa, o frio e a chuva provavelmente causariam hipotermia. Então se ele tivesse ficado mais um dia ali, provavelmente não resistiria.”



Alexandre explica que no momento do resgate havia no local aproximadamente 30 motociclistas, todos do grupo Trilheiros da Serra, que se reúne semanalmente para participar de trilhas pela região. Ele diz que, na ocasião, João estava bastante sujo, sentado, encostado em um Jatobá, do qual perceberam que foram consumidos alguns frutos. Segundo o engenheiro agrônomo, ele já foi liberado do hospital e está em casa, sob o cuidado dos pais.

O caso foi registrado no sábado (17), mas ganhou repercussão no início desta semana. Agora, o Trilheiros da Serra, se organiza para arrecadar doações para João e sua família, que estaria passando por dificuldades. “Não nos encontramos ainda depois disso, mas soubemos que eles precisam de algumas coisas e estamos nos organizando para ajudar. Já temos algum dinheiro em caixa e vamos preparar uma visita.”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet