Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Novidade

Guarda Municipal recebe treinamento e começará a utilizar armas de fogo

Foto: Secom/VG

Guarda Municipal recebe treinamento e começará a utilizar armas de fogo
Os agentes da Guarda Municipal estão sendo capacitados, desde a última segunda-feira (05), para o uso de armas de fogo. Recentemente, a prefeitura de Várzea Grande investiu cerca de R$ 1 milhão e adquiriu 50 pistolas, munição, conjunto de uniformes, coletes balísticos, seis novas viaturas e quatro motocicletas, além da nova base instalada na Avenida da FEB.


Leia mais:
Lucimar Campos amplia efetivo da Guarda Municipal e pavimenta reeleição em Várzea Grande
 
As aulas de qualificação são técnicas e teóricas em armamento e tiro. O objetivo, segundo a assessoria de imprensa do município, é uniformizar as ações da Guarda Municipal com as demais forças de segurança constituídas no Estado, além de cumprir os princípios legais das legislações que regem as instituições.
 
O curso tem como base o Programa de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) da Polícia Militar de Mato Grosso e garante padrão de segurança internacional aos agentes, que atuam como polícia municipal e contribuem para a segurança dos munícipes e órgãos públicos.
 
O secretário municipal de Defesa Social, Alexander Torres Maia, explica que o armamento de uso letal é adequado para ser utilizado em casos de legítima defesa, resistência a prisão e desobediência. Nas aulas práticas, cada integrante pratica 280 disparos. Na Polícia Militar são no máximo 100 tiros para adaptação ao uso da pistola. A adoção do armamento pela Guarda Municipal vai qualificar a atuação do efetivo, conforme o gestor da pasta.
 
“Nenhuma ocorrência é igual à outra, mas para que o policial faça essa avaliação precisa conhecer bem o equipamento, saber manuseá-lo, por isso a importância da capacitação”, argumentou o secretário. Ele ainda acrescenta que “a programação do curso, com carga horária total de 100 horas/aula, inclui dentre outros conteúdos, noções de balística militar e sobrevivência urbana, patrulhamento motorizado e a pé, abordagem, algemação e condução de pessoas presas, fundamentos e prática de tiro, direitos humanos e legislações”.
 
O Major do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Dulcézio Barros Oliveira, instrutor da capacitação, disse que a corporação receberá durante o curso informações técnicas e precisas sobre o manejo e utilização de arma de fogo. “A qualidade técnica apresentada pelos homens e mulheres da guarda demonstra a eficácia das práticas e treinamentos ofertados na capacitação. Eles apresentaram além de interesse bom desempenho no manejo do equipamento e boa pontaria. Os alunos sairão daqui aptos a aplicar os conceitos ministrados em situações reais de alto risco”, completou. 
 
“Os esforços de nossa gestão é para que a Guarda Municipal tenha  homens e mulheres bem qualificados e treinados para uma melhor relação com a população no combate a criminalidade e qualificar aqueles que irão se relacionar com a sociedade e desempenhar a nobre missão de resguardar vidas e combater a criminalidade”, disse a prefeita Lucimar Sacre Campos (DEM).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet