Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

só se alimenta do leite

Sem acesso por Farmácia de Alto Custo, avó pede ajuda na compra de leite especial para neta com microcefalia

Foto: Reprodução/Instagram

Sem acesso por Farmácia de Alto Custo, avó pede ajuda na compra de leite especial para neta com microcefalia
Sem auxílio na aquisição das 28 latas do leite especial do qual depende a sobrevivência de sua neta Thalua Cristine Souza, de 10 anos, Vera Lúcia de Souza tem pedido ajuda para garantir a alimentação da menina, portadora de microcefalia. A criança se alimenta por meio de uma sonda, exclusivamente do produto Nutren 1.0, que deveria, segundo a avó, ser fornecido pela Farmácia de Alto Custo, onde a neta é cadastrada há quatro anos. A situação ganhou uma postagem no Instagram da deputada estadual Janaína Riva, que contou com a solidariedade dos seguidores.


Leia mais:
Entidades incentivam doação de afeto a crianças hospitalizadas e carentes

De acordo com Vera Lúcia, cada unidade do leite custa em média R$ 60 reais, totalizando um gasto de aproximadamente R$ 1.680 por mês apenas com o produto. Somam-se ao valor as demais despesas com Thalua e sua irmã, de nove anos e as necessidades da avó, que complementa a pensão recebida pela menina com o ganho das vendas de bolos de pote, feitos por ela.

Ela explica que ainda que há um processo aberto na Justiça para que o acesso ao alimento seja garantido a sua neta, no entanto, em decorrência da burocracia e dos recessos do final do ano, uma decisão só deverá sair em janeiro de 2017. “Além da microcefalia também há um quadro de epilepsia e má formação cerebral. Ela só pode ingerir isso e água, então o leite é indispensável.”

“Acontece que este leite é um direito da criança, que deve ser adquirido pela Farmácia de Alto Custo do Estado caso a família não tenha condições, porém a Dona Vera não consegue receber o leite há tempos, e graças ao Governador do Estado, o alimento da neta dela só estará disponível em Janeiro de 2017. Cada lata deste leite custa, em média, 65 reais, e o consumo é de 28 latas por mês. Aí vocês imaginam o custo que a Dona Vera tem apenas para alimentar sua própria neta, enquanto o Governo do Estado ainda continua pagando salários após a virada do mês”, diz a deputada.
 
Para os interessados em contribuir, qualquer quantia para ajudar a comprar o leite. As doações podem ser feitas por meio da agência: 3643-9, conta: 37.610-8, Banco do Brasil, em nome de Vera Lucia de Souza. Mais informações podem ser obtidas por meio do número da avó: (65) 9958-3180. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet