Olhar Direto

Domingo, 18 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Na Maria Taquara

Em vistoria, vereador encontra apenas 2 elevadores para cadeirantes funcionando em ônibus

Foto: Reprodução/Facebook

Em vistoria, vereador encontra apenas  2 elevadores para cadeirantes funcionando em ônibus
Mesmo diante da recusa de alguns motoristas e de um fiscal da Agência Mato-Grossense de Transportes Urbanos (AMTU), o vereador Abílio Brunini realizou a fiscalização de alguns ônibus que paravam pelos pontos da Praça Maria Taquara, na terça-feira (18). Na vistoria, apenas dois dos 11 veículos inspecionados apresentaram funcionamento adequado dos elevadores destinados a usuários de cadeira de rodas. A situação foi compartilhada no Facebook e gerou revolta em muitos internautas.


Leia mais:
Motorista não deixa cadeirante subir em ônibus e ameaça mulher com barra de ferro; 

Os registros, feitos pelo próprio parlamentar, serão utilizados para a elaboração de um protocolo junto a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), onde as providências necessárias serão cobradas. De acordo com Abilio, uma reunião também será marcada junto aos proprietários das empresas que, futuramente poderão ser multados caso os problemas não sejam resolvidos.

“Isso faz parte da fiscalização. Primeiro vamos advertir e cobrar melhorias. Depois, isso não for corrigido, vamos multar. Essas situações também devem ser lembradas quando houver reajuste de tarifas. Temos que mostrar pra eles e apontar o que não foi melhorado, fatores que poderão não justificar os aumentos” explicou o vereador ao Olhar Direto.

De acordo com a AMTU, toda a frota cuiabana possui elevadores para cadeirantes. No entanto, o aparelho pode apresentar problemas porque a infra-estrutura da cidade é ruim e o equipamento precisa de um ponto com calçada e meio-fio em boas condições para apoiar ao ser acionado. Foi informado que estes dois últimos itens são de responsabilidade da prefeitura, enquanto os pontos de ônibus são criados com financiamento e instalação das empresas com contrato de concessão.

A associação destacou ainda que este tipo de vistoria não pode ser feita no meio da rua, uma vez que pode atrapalhar o fluxo de carros e  atrasar as viagens dos passageiros.  Deste modo, este tipo de ação se restringe às garagens e fica a cargo da Semob e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).

O vereador, no entanto, discorda do posicionamento e defende que as vistorias devem ser feitas in loco. “Eu fui até as garagens também, mas o cadeirante vai à garagem pra pegar ônibus? Não. Lá tudo funciona, na rua é que não. Além do mais, é prerrogativa do vereador fiscalizar onde quiser, em qualquer lugar.”

Nas redes sociais a ação do parlamentar dividiu opiniões. “Fazer teste em elevador na hora de pico, travando o fluxo..excelente ideia”, comentou um usuário do Facebook. “Quem está reclamando com certeza não utiliza o transporte público.Tem que parar mesmo e fiscalizar não importa a hora, nem o local..”, responderam outros. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet