Olhar Direto

Sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

EM DEFESA

Comandante-geral diz que irá exigir rigor na apuração contra PMs envolvidos com grampos clandestinos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Comandante-geral diz que irá exigir rigor na apuração contra PMs envolvidos com grampos clandestinos
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Vieira da Cunha, disse por meio de nota que irá exigir rigor na apuração das investigações contra policiais militares envolvidos no esquema de grampos ilegais em Mato Grosso. As medidas administrativas, aplicadas aos envolvidos, só serão decididas após as apurações.


Leia mais:
Corregedor-geral da PM é afastado após determinar mudança de fardas para instalação de grampos

No último dia 25 de junho, o coronel Cunha assumiu o Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, em substituição ao coronel Jorge Luiz de Magalhães, que foi afastado pelo governador Pedro Taques (PSDB) após vazamento de informações sigilosas relacionadas ao caso dos grampos ilegais operados pela PM em Mato Grosso.

Por conta das investigações dos grampos no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, seis militares estão presos: coronel Zaqueu Barbosa (ex-comandante-geral da PM), coronel Airton Siqueira (ex-secretário de Direitos Humanos), o coronel Evandro Lesco (ex-chefe da Casa Militar), o cabo Gerson Luiz Ferreira Correa Junior, o sargento João Ricardo Soler e o major Michel Ferronato.

Além disso, no último dia 28 de setembro, o corregedor-geral da Polícia Militar, o coronel Eduardo Pinheiro da Silva, foi afastado pelo Conselho de coronéis, após as investigações sobre grampos em Mato Grosso apontarem que a Corregedoria determinou a mudança de fardamento de alguns agentes em setembro, para que um equipamento de captação de imagem e áudio fosse instalado no uniforme do tenente coronel Soares, com o objetivo de obter registros que pudessem provocar a suspeição do desembargador Orlando Perri, que conduz o inquérito sobre os grampos ilegais no Estado.

Em sua nota, o coronel Cunha disse que “não admitiremos, em defesa da honradez de nossos heróis e do bom nome de nossa Instituição, que alguns maculem o nome e a imagem da Gloriosa Polícia Militar. A Instituição está muito além e é muito maior que todos nós”.

Esta é a primeira vez que o coronel Cunha se manifesta publicamente após os recentes escândalos envolvendo a PM. Ele defendeu a Polícia Militar e afirmou que irá exigir rigor nas apurações do caso.

“Apoiamos as investigações em curso e exigimos rigor na apuração para aplicarmos as medidas administrativas necessárias, depois de garantido o direito constitucional dos envolvidos, ao pronto restabelecimento da hierarquia e disciplina”.

Leia a nota na íntegra:

Senhores(as) policiais militares, o treinamento árduo possibilita uma guerra fácil. Estamos vivendo momentos difíceis, mas jamais deixaremos a nobre missão de segurança. Os desafios e as dificuldades nos forjam e nos tornam melhores a cada dia. Somos soldados em defesa do povo mato-grossense.

A Polícia Militar é composta de homens e mulheres honrados. Profissionais excepcionais que trabalham incansavelmente para proteger a sociedade e que, assim como você e eu, jamais admitirão generalizações descabidas com o intento de macular a todos. Não é necessário dizer, mas reafirmamos que combatemos o crime, militar ou comum, em todas as suas circunstancias. Não admitiremos, em defesa da honradez de nossos heróis e do bom nome de nossa Instituição, que alguns maculem o nome e a imagem da Gloriosa Polícia Militar.  A Instituição está muito além e é muito maior que todos nós.

Apoiamos as investigações em curso e exigimos rigor na apuração para aplicarmos as medidas administrativas necessárias, depois de garantido o direito constitucional dos envolvidos, ao pronto restabelecimento da hierarquia e disciplina. É importante dizer que tais fatos ocorreram distantes dos átrios da Polícia Militar.

Somos patrimônio do povo mato-grossense e estamos convictos de nossa missão. A Polícia Militar é garantidora de direitos individuais e coletivos e tem a função de levar tranquilidade à população. Cada policial militar deve se orgulhar do seu trabalho e da farda que diariamente ostenta no cumprimento de sua missão. Somos muito maiores que a dificuldade momentânea.
 
Minhas continências aos senhores policiais. O Comando da Polícia Militar está à disposição de todos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet