Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Projeto infovia

Convergência e integração tecnológica formam o novo conceito da Cuiabá dos 300 anos

Foto: Divulgação

Convergência e integração tecnológica formam o novo conceito da Cuiabá dos 300 anos
Semáforos inteligentes com percepção em tempo real do fluxo de veículos, aprimoramento do acesso à educação, por meio de ferramentas digitais que propiciem aulas interativas e dinâmicas a um clique e agendamento de consultas por sistemas integrados. Pensar em uma cidade inteligente, que trabalhe de forma otimizada em prol das necessidades do cidadão, é o grande desafio do projeto Infovia, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, através da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).  


Leia Mais:
Emanuel diz que acordo com governo evita crise e que projeto para licitação de PSM está pronto

Caminhar em conformidade com os avanços tecnológicos mundiais é o que torna o projeto uma iniciativa tão ousada e valiosa. Trazer para Cuiabá ferramentas possíveis e vanguardistas vai possibilitar um crescimento mais acelerado, absorvendo todas as áreas da cidade de forma conjunta. Para o prefeito Emanuel Pinheiro, é impossível pensar em investimento sem associar as tecnologias contemporâneas neste processo. 

"Cuiabá conviveu por muito tempo com um terrível complexo de inferioridade, acreditando que o crescimento era algo distante de si mesma. Esta mentira contada por anos a fio deixa de fazer parte da nossa realidade terminantemente. Somos a Capital de um dos estados mais promissores, que se projeta para o mundo através do agronegócio. Temos um potencial latente e uma sede inerente pelo crescimento. Ao darmos este passo ousado em busca de soluções eficazes por meio de inovações digitais, não estamos apenas promovendo a simples inclusão digital de todo um povo, mas também estamos inaugurando um novo conceito de vida em sociedade. Nossa terra tem tanto para oferecer e não ficaremos à deriva do progresso que tantas outras cidades brasileiras já estão testemunhando. Os desafios são genuínos, mas assim também é o nosso compromisso em atender os nossos munícipes com os serviços que correspondam ao seu investimento em nossa cidade. Já estamos caminhando adiante, com uma equipe especializada que vai pensar e realizar essa Cuiabá tricentenária", afirmou o chefe do Executivo.  

Planejado em busca de soluções eficazes para conflitos existentes nas grandes metrópoles do país e do mundo, a arrojada iniciativa, idealizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e que já está em fase inicial de execução, é uma forma inovadora de garantir o crescimento exponencial da Capital de maneira ordenada, dimensionando suas limitações e fronteiras físicas, mas possibilitando que novas barreiras sejam rompidas, tornando a prestação dos serviços mais eficaz, com redução de ruídos em sua comunicação e falhas em seu acesso por parte do cidadão. 

"A Infovia é um meio de conexão pelo qual trafegamos os dados da Prefeitura em toda a administração pública, envolvendo as 19 pastas existentes no município. A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é que possamos transformar a Capital a partir daquilo que pode até não ser diretamente visto pelo cidadão, mas é diretamente sentido e percebido por ele. É por isso que queremos que toda esta conexão da nossa cidade seja feita por meio da fibra óptica. Resistente, com baixo custo de aplicação e durabilidade superior, é ela que permite não apenas o acesso mais veloz à internet, compreendendo também uma extensão imensurável de serviços que passam a trabalhar de forma conjunta, todos conectados através deste modelo operacional. Isso significa uma otimização macro de tudo que envolve o poder público municipal, como a facilidade na oferta de conteúdos educacionais programáticos virtuais, a concretização de bibliotecas virtuais - estendendo o ensino para dentro da casa dos nossos estudantes, além de outros sistemas que já implantamos, como o cadastramento dos alunos das creches e CMEI com a ferramenta Matrículas Web", revelou Marcelo Souto, diretor de Tecnologia da Informação do município. 

Simplicidade, eficiência e inclusão digital são três dos atributos que compreendem a transformação de Cuiabá em uma cidade majoritariamente conectada através da fibra óptica. Com instrumentos já vigentes, como é o caso das Matriculas Webs e do sistema de videomonitoramento por meio de uma central montada e especializada na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o projeto engloba também outra mudança que já faz parte da rotina do contribuinte e pretende aprimorar as que já existem, como é o caso do método de aprovação digital de projetos vinculados ao Licenciamento Ambiental.  

Essa ferramenta consiste em um programa que redefiniu a forma como o contribuinte dá entrada em licenças como a Prévia, de Operação e Instalação. Enquanto no passado tudo era feito através de protocolos físicos, este modelo entrou em extinção, eliminando pilhas de processos que comprometiam o bom andamento da Diretoria de Gestão Ambiental, tornando todo o trâmite digital, coibindo também os cansativos deslocamentos habituais.  

"A Infovia tem tudo a ver com o dia-a-dia da nossa população. Com a conexão de fibra óptica, a velocidade da internet se torna pelo menos mil vezes maior que a dos sistemas da primeira metade da década de 90. Isso significa também que há um índice de desperdício muito pequeno em sua qualidade, o que permite levar o serviço por distâncias muito maiores a custos bem mais baixos. A intensidade da conexão ainda garante a existência de hot spots em praças públicas, possibilitando que o programa Conecta Cuiabá, que já levou a WiFi gratuita para os usuários da Orla do Porto, abranja novas áreas de lazer e outros espaços urbanos. A gestão tem esse foco em inovação e crescimento, permitindo que a Capital esteja amplamente interligada, partindo do trabalho internamente conduzido pelo município, caminhando em direção ao grau de conectividade e acessibilidade digital dos usuários cuiabanos", pontuou Souto.  

Além de todos os avanços já pontuados, a segurança de patrimônios públicos e controles internos vinculados ao serviço público de saúde fazem parte deste projeto. O objetivo é zelar pelos logradouros públicos com centrais integradas de alarme e reduzir ao mínimo as frestas existentes em todos os desdobramentos que envolvem a pasta municipal de Saúde. 

"Já estamos operando, mesmo com as algumas limitações, para que tenhamos um sistema de agendamento de consultas, controle de leitos e de estoque de materiais. Indo mais além, e dentro da determinação do prefeito, estamos planejando uma plataforma online para resultados laboratoriais, prontuários, diagnósticos à distância e agendamentos em geral. Isso tudo engloba o que chamamos de Telemedicina, que consiste neste auxílio digital fundamental para o fornecimento de informação e atenção médica aos pacientes e aos nossos profissionais de saúde localizados em diversas unidades municipais. Este braço digital vem para somar a todo o extenso trabalho estrutural já desenvolvido pelo prefeito nesta área, que é justamente aquela cujas demandas e carências são mais evidentes. A gestão pretende, com o projeto, englobar toda a Cuiabá, promovendo mudanças gradativas - que já estão acontecendo - e que juntas formarão uma nova era. Ao lado do nosso tricentenário, a Capital terá em suas ruas o sistema de Cidades Inteligentes aplicado, tornando a vida do cidadão muito mais fácil e dinâmica", concluiu o diretor.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet