Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Força Tarefa

Prefeitura reduz em 90% o número de pacientes nos corredores do Pronto Socorro Municipal

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Prefeitura reduz em 90% o número de pacientes nos corredores do Pronto Socorro Municipal
Cerca de 90% dos 170 pacientes que estavam nos corredores do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá deixaram o hospital após a triagem realizada pela equipe, junto a Secretaria Municipal de Saúde. Os trabalhos tiveram início após  publicação do Decreto nº 6411, novembro, e o resultado foi anunciado pela secretária adjunta de saúde do município, Dúbia Campos, no sábado (23). O documento estabelece que, no prazo de até 90 dias, a ocupação de 100% dos leitos SUS conveniados com as instituições hospitalares e a Pasta, serão priorizados aos internados no PS.


Leia mais:
Prefeito atualiza decreto, determina medidas para garantir atendimento no PS e define plano de ação

“O Comitê de Crise estudou a melhor maneira de realizar a contrarreferência dos pacientes que se encontravam nos corredores, à espera de cirurgias eletivas, observando cuidadosamente caso a caso, para que a triagem acontecesse de forma segura e mantendo a integridade física do paciente. Para isso contratamos sete médicos triagistas e duas assistentes sociais, que fizeram a classificação de risco de todos os pacientes do PS, juntamente com as enfermeiras da equipe", explicou. 

De acordo com a diretora técnica de gestão do PS, Dra Zamara Ribeiro, 25 pacientes clínicos (15% do total de pessoas hospitalizadas no corredor) voltaram para suas residências, e darão continuidade aos seus tratamentos na unidade de saúde mais próxima.  Já os pacientes ortopédicos com indicação de cirurgia foram desospitalizados já com os exames pré-operatórios realizados e as cirurgias agendadas, somando um total de 51 pessoas (mais 30% do total).

Outros 51 pacientes (30% do total) tiveram alta e não têm mais necessidade de voltar para a unidade e muitos voltaram para seus municípios de origem. E 25 pacientes (15% do total) foram transferidos para outros hospitais, como o São Benedito e os filantrópicos, que dão apoio ao PS. Entre os que permanecem ali, estão aqueles que aguardam cirurgia geral e vascular e a realização de exames, como CPRE, colonoscopia e ressonância.

 A secretária municipal de Saúde, Elizeth Araújo comemorou o resultado positivo. "Estamos extremamente felizes, pois há muitos anos temos visto centenas de pessoas nos corredores do PS e essa situação parecia que nunca iria mudar. É importante ressaltar que todas elas passaram pela classificação de risco e as que não são casos de urgência e emergência retornaram para suas unidades ou municípios de origem, mas já com o agendamento da cirurgia no Pronto Socorro", frisa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet