Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

patrimônio

Segurança na Casa Barão será restruturada após registro de 20 assaltos

Foto: Da assessoria/Mayke Toscano/SEC-MT

Segurança na Casa Barão será restruturada após registro de 20 assaltos
Após registro de 20 assaltos na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IGHMT), localizada no Centro de Cuiabá, as forças de segurança deverão reestruturar a segurança no local. O secretário de Estado de Cultura, Kleber Lima, esteve reunido nesta quinta-feira (25) os comandantes-gerais da Polícia Militar e Bombeiros do Estado, para discutir a situação da segurança na sede.


Leia Mais: 
Casa Barão de Melgaço é assaltada pela vigésima vez em Cuiabá

A professora membro da ALM e presidente do IHGMT, Elizabeth Madureira Siqueira, esteve na Secretaria de Estado de Cultura, junto com Anna Maria Ribeiro Costa e Sônia Regina Romancini, também membros da IHGMT, para debater a questão de segurança do patrimônio histórico, já que o local passou por um assalto nesta quarta-feira (24.01).

“Nós queremos preservar a memória do Estado e temos um acervo muito rico no local, com diversas doações de familiares de imortais que já passaram pela academia”, explicou a presidente do IHGMT.

Conforme a assessoria, apesar da responsabilidade pela segurança do local não ser do Estado, sua importância é incontestável para memória e cultura de Mato Grosso.
O comandante-geral de Polícia Militar, coronel Cunha, garantiu que a segurança no local será intensificada e que o comandante da área irá até o local ainda hoje.

Já o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira, também garantiu uma visita para avaliar as instalações e segurança contra incêndio da Casa Barão.

Já o diretor de atividades especiais da Polícia Judiciária Civil, delegado Rogério Modelli, reunirá as ocorrências do local para realizar um serviço de inteligência e identificação dos criminosos que atuam na região.

“Com o reforço na segurança, além da Casa Barão, toda aquela região do Centro histórico, da praça da Mandioca, deverá ficar mais segura, garantindo aos moradores e frequentadores do entorno mais tranquilidade”, explicou o secretário Kleber Lima.

Obra parada
 
A obra de revitalização da Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IGHMT), demorou dois anos para sair do papel e ser entregue.
 
As obras começaram em setembro de 2015, e em fevereiro de 2017 a presidente da AML na época, Marília Beatriz, chegou a emitir uma notificação extra-judicial à prefeitura exigindo a entrega do prédio. As obras foram feitas em uma parceria do IPHAN com a Prefeitura de Cuiabá.
 
O valor total de investimento na restauração do edifício foi de R$690 mil. As obras foram feitas tanto na Casa em si, quanto na biblioteca e no arquivo dos acervos das duas instituições, que são as mais antigas do estado ainda em atividade. A Casa foi entregue em março de 2017.
 
A Casa Barão de Melgaço
 
A Casa Barão foi construída entre 1775 e 1777, e em 1843 passou a ser residência do Barão de Melgaço, um francês naturalizado brasileiro que recebeu o título de Barão de Dom Pedro I após defender o Brasil na Guerra do Paraguai. Ele também foi governador de Mato Grosso cinco vezes, historiador, geógrafo, pesquisador e escritor.
 
Após sua morte, a casa passou aos descendentes, e foi desapropriada em 1926. Quatro anos depois, em 1930, passou a ser sede da AML e do IGHMT. Foi ali, também, a primeira faculdade de direito de Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet