Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

PONTE DE MADEIRA

Prefeitura promete reforma de ponte e empresa e comunidades são prejudicados pela espera

Foto: Reprodução

Prefeitura promete reforma de ponte e empresa e comunidades são prejudicados pela espera
Cerca de seis pontes sobre o Rio Aricá Mirim, na região do município de Santo Antônio do Leverger, foram danificadas com as chuvas do final do ano passado e começo deste ano. A maior delas, que liga um trecho da rodovia BR-364 à BR-070, para dar acesso ao município de Campo Verde, está interditada por causa dos danos. A Prefeitura de Santo Antônio do Leverger se comprometeu a fazer a reforma já algum tempo, mas apenas no próximo mês o processo licitatório deve ser lançado. Enquanto isso os moradores de comunidades da região, e empresas, continuam prejudicadas.


Leia mais:
Ministério Público investiga construção de ponte ao custo de R$ 6 milhões que segue interditada
 

O proprietário da empresa Água Buritis, Doranil Tosato Dias, afirmou que havia feito um acordo com o secretário de Obras do município, Isaías Vieira, se comprometendo a reformar duas das pontes pequenas, desde que a prefeitura agilizasse a reforma da ponte maior, que dá acesso direto à empresa dele e a algumas comunidades. Ele afirmou que várias pontes já foram reformadas, mas a maior ainda não.

“Eu fiz um acordo verbal com o secretário e com o prefeito, de que eu reformaria duas pontes e eles se encarregariam de reformar esta uma, só que na verdade eu já fiz cinco pontes e eles não fizeram nem esta que se comprometeram, isso já tem 8 meses. A ponte não terminou de cair, ela está toda torta, está interditada e ninguém passa em cima porque é perigoso cair, mas tem duas semanas isso”, contou o empresário.

Doranil ainda afirma que ele não é o único prejudicado com a situação da ponte e que buscou ajudar, mas não pode arcar com a reforma da ponte maior.

“Por conta de licitação demora muito e eles falaram que se a gente fizesse estas duas eles fariam esta de cima, que é maior. E lá não dá só acesso á Água Buritis não, ali tem mais comunidades, como a do Bom Jardim, tudo utilizam a estrada. Hoje a empresa não tem condições mais de arcar não, porque na verdade é obrigação do município, já que é recolhido imposto”.

A região está sendo redemarcada e a área onde ficam as pontes pode passar para o município de Campo Verde. A preocupação do empresário também é de que com esta situação a Prefeitura de Santo Antônio do Leverger não faça a reforma prometida.

O secretário de Obras de Santo Antônio do Leverger, Isaías Vieira, afirmou que não foi feito nenhum contrato com o empresário, mas que a ponte ainda deve ser reparada este ano.

“Na realidade foi assim, ele ligou para nós e informou para mim que iria reformar as pontes, não foi feito um contrato, nada disso. Ele tem pressa porque ele tem um empreendimento grande lá, acho que ele passa com umas três ou quatro carretas de água todo dia em cima da ponte. Mas como já era final de ano e nós não tínhamos processo licitatório e nem estava previsto em nosso orçamento, então não conseguimos efetuar. Quando foi agora no começo do ano, acho que uma carreta destas dele foi passar em cima da ponte e quebrou, e nós vamos arrumar”, afirmou.

Vieira disse que um processo licitatório deve ser lançado agora no mês de fevereiro e apesar da grande demanda do município, a obra deve ser realizada.

“Mas estamos resolvendo esta situação, vai abrir o processo licitatório, foi nossa equipe de engenheiros lá, já foi até uma empresa que já prestou serviço para nós lá para fazer o orçamento, então está dentro da nossa programação para a gente arrumar, só que o nosso município tem 2.400 km de estrada de terra e mais de 340 pontes de madeira. E aquela é uma ponte grande, demanda um valor bem alto, cerca de R$ 200 mil, então nós temos que fazer previsão dentro do orçamento e fazer o processo licitatório. A nossa demanda é muito grande e nosso município é pequeno, nós não temos a toque de caixa para poder fazer, mas estamos providenciando”, disse o secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet