Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Fiscalização

Emanuel autoriza ‘amarelinhos’ a multar ônibus que transitarem fora da faixa exclusiva

Foto: Luiz Alves

Emanuel autoriza ‘amarelinhos’ a multar ônibus que transitarem fora da faixa exclusiva
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) autorizou os agentes de trânsito, conhecidos como ‘amarelinhos’, a multarem os veículos do transporte coletivo que forem pegos transitando fora da faixa exclusiva, em Cuiabá. O decreto foi publicado no Diário Oficial de Contas (DOC), que circula nesta quarta-feira (07).


Leia mais:
Multas por videomonitoramento devem voltar a ser aplicadas pela Semob em fevereiro
 
Para isto, o prefeito de Cuiabá considerou o índice elevado de acidentes de trânsito entre ônibus e veículos de menor porte, as mudanças repentinas de faixa pelos ônibus da Capital a fim do cumprimento de seu itinerário no tempo estipulado e também o art. 185 do Código de Trânsito Brasileiro que proíbe que quando em movimento, exceto em situações emergenciais, o veículo não deve sair da faixa destinada a ele pela sinalização.
 
“Fica autorizado aos Agentes de Trânsito e Transporte do Município de Cuiabá autuarem os ônibus que deixarem as faixas destinadas pela sinalização para o transporte coletivo, salvo nas situações emergenciais e ultrapassagem nos casos de embarque e desembarque de outro veículo”, diz trecho do decreto, que já está em vigor.
 
Cuiabá conta com 12,5 quilômetros de faixa exclusiva nas principais avenidas da cidade, são elas: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA).
 
Para evitar uma multa, o ingresso dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao final da linha contínua, onde começa a linha tracejada. O acesso à faixa exclusiva também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos.
 
Os veículos de transporte individual de passageiros (táxis), ambulâncias e motos estão autorizados a circular pelas faixas que até então eram exclusivas para os ônibus no município de Cuiabá. A lei nº 6.236 foi promulgada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Justino Malheiros (PV). Os condutores que foram multados através do videomonitoramento terão as notificações arquivadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet