Olhar Direto

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

VERDE NOVO

Projeto desperta consciência ambiental e garante plantio de até 1,4 mil árvores em cada bairro

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Emanuel Pinheiro com voluntários do Projeto Verde Novo

Emanuel Pinheiro com voluntários do Projeto Verde Novo

Não jogar lixo no chão nem nas ruas, não desperdiçar os alimentos, sempre separar os resíduos recicláveis para uma destinação correta, reaproveitar e reciclar tudo que for possível, cuida bem do próprio  lixo, zelar pela preservação dos cursos de água e comprar apenas o necessário. São alguns dos itens alimentados pelos idealizadores e executores do Projeto ‘Verde Novo – 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos’, considerados mais importantes que o plantio de arvoredos.

 
Dezenas de simpatizantes de entidades ambientais de desenvolvimento sustentável saíram de casa mais cedo, neste sábado (3), para comparecer às margens do córrego do Barbado, nas imediações do Viaduto Clovis Roberto (UFMT), para participar do lançamento do Projeto Verde Novo. O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), de Cuiabá; o juiz Rodrigo Curvo, do Juizado Ambiental (Juvam); e os vereadores Mário Nadaf (PV), Misael Galvão (PSB) e Delegado Marcos Veloso (PV); e os secretário José Roberto Stopa, de Serviços Urbanos; e Joanil da Costa, adjunto de Assuntos Comunitários.
 
Leia Mais:
- Pinheiro afirma que saída de Maggi ‘zera o jogo’ e vê chance para Wellington crescer na disputa

- Cuiabá receberá 300 mil árvores até abril de 2019; conheça o projeto 'Verde Novo' 

Emanuel Pinheiro entende que a contribuição de cada um é indispensável e não apenas esperar tudo do poder público. “É importante que haja um grau de consciência social e de sustentabilidade. O despertar consciência social, entendendo a missão de cada um, na preservação do meio ambiente, na construção de uma cidade cada vez mais sustentável e melhor para se viver”, observou o chefe do Poder Executivo.
 
O prefeito da Capital avalia que de nada adianta a eficiência do poder público se a população não ajudar. “É primordial evitar   sujeira dos córregos e poluição dos rios, principalmente o nosso santuário, que é o rio Cuiabá”, ensinou ele, para a reportagem do Olhar Direto.
 
No caso do plantio de árvores trata-se de um visão estratégica. “No Projeto Verde Novo,  o plantio vem como a ‘cereja do bolo’, mas acima de tudo o que se deseja é o envolvimento da sociedade para construção de um meio ambiente melhor para se viver”, pontuou Emanuel, agradecendo a parceira com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e as organizações sociais Teoria Verde e Ação Verdade.
 
 Verde Novo
 
Todos os finais de semana, a Prefeitura de Cuiabá, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Instituto Ação Verde e a ONG Teoria Verde executam, em diferentes regiões da cidade o Projeto “Verde Novo – 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos”. As instituições envolvidas definiram  que de 400 até 1,4 mil mudas serão plantadas em áreas escolhidas pela comunidades.
 
 O plano de atuação também contará com colaboração de voluntários do grupo Teoria Verde, que auxiliarão na execução da limpeza do espaço e ainda na distribuição de pelo menos 1.000 mudas nativas para a população cuiabana. A intenção é devolver para a capital mato-grossense o histórico título de ‘Cidade Verde’.
 
Os esforços em torno de uma meta em comum determina o plantio de 300 mil árvores, em comemoração aos 300 anos de Cuiabá, em abril de 2019.  
 
Também está decidido pela inclusão das unidades educacionais municipais dentro do cronograma de áreas propicias para receber o plantio de árvores. Tomando como base os estudos realizados pelos órgãos e institutos envolvidos, onde as regiões com possibilidades de acolher as ações são mapeadas, o grupo definiu que a atividade de arborização nas escolas municipais irá contemplar inicialmente a regional Norte – Grande Morada da Serra (CPA).
 
 O projeto também nos oferece a chance de potencializar a preservação ambiental, através de um trabalho de transformação dessas ações em questões pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet