Olhar Direto

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

VIOLÊNCIA

GCCO investiga 'facções' por disparos contra casa de agente prisional e sede de sindicato; vídeo

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

GCCO investiga 'facções' por disparos contra casa de agente prisional e sede de sindicato;  vídeo
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) está investigando os disparos efetuados na manhã desta sexta-feira (23), contra a casa de um agente prisional e sede do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT),  ambos em Cuiabá. 


Os atentados podem ter ligação com membros de uma facção criminosa, que espalharam áudios nas redes sociais, mandando fuzilar os agentes que trabalharam durante o motim na Penitenciária Central do Estado (PCE), do dia 20, em que morreu o traficante Jesuíno Cândido da Cruz Júnior, 28 anos.

Leia mais: 
Após ameaças de morte de facção, casa de agente prisional e sede de sindicato são alvejados; veja vídeo

O autor do áudio foi identificado, e segundo as investigações foi gravado por Jonathan Oliveira da Silva, que cumpre pena na Penitenciária Major Eldo Sá Correa (Presídio da Mata Grande), em Rondonópolis. O suspeito possui passagens por roubo, tráfico de drogas e organização criminosa.

A suspeita que o motivo do motim seria retaliação por causa de uma revista, na qual foram apreendidos 78 parelhos de celular, 290 trouxinha de maconha, 5 facas artesanais, 15 xuxos (arma artesanal), 18 fones de ouvido, 1,6kg de cocaína, 2,74kg de outros entorpecentes e 30 carregadores de celular.

O secretario de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fausto Freitas disse em entrevista a TV Centro América, que cogita a possibilidade de pedir o recambiamento do suspeito apontado como autor dos áudios, para uma unidade Federal, de segurança máxima.

Por meio de nota, Secretária do Estado e Segurança Pública (Sesp), disse que a pessoa que afirmar pertencer a grupo criminoso será autuada em flagrante por associação criminosa, com pena de até oito anos de prisão. Além disse, garantiu que a Polícia Militar está nas ruas e combatendo as ações criminosas, prendendo pichadores e vai dar a resposta técnica às ações do crime organizado, como tem feito diariamente nas operações ostensivas.

Por fim, esclareceu que a  Sesp e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos reiteram à sociedade que estão trabalhando unidas no propósito de garantir a ordem pública.

Atentado à sede

A sede do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) foi alvejada por disparos na manhã desta sexta-feira (23). Um homem passou em um Prisma prata em frente, atirou e ems eguida fugiu. Os agentes penitenciários logo saíram atrás, armados.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet