Olhar Direto

Terça-feira, 17 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

compromisso

Pacto para desenvolvimento sustentável do Pantanal é firmado durante 8º Fórum Mundial

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Pacto para desenvolvimento sustentável do Pantanal é firmado durante 8º Fórum Mundial
O pacto para a Conservação, Desenvolvimento Integral e Sustentável do Pantanal foi assinada durante o 8º Fórum Mundial da Água, evento realizado em Brasília, nesta quinta-feira (22). A Gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, foi convidada pelo Ministério do Meio Ambiente e WWF Brasil a ser porta-voz do Pantanal, apresentando o panorama geral sobre o bioma, suas principais características, histórico da ocupação, pressões, ameaças e oportunidades.


Leia mais: 
Concessionária fortalece sistemas de distribuição de água em Cuiabá

A declaração de intenções renova compromissos estabelecidos em diferentes pactos, a exemplo, resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a imprescindível defesa do manejo sustentável de recursos hídricos, o compromisso mundial pelo meio ambiente celebrado durante a ECO-92 e a Convenção de Ramsar, tratado de cooperação internacional em prol da conservação e uso racional das áreas úmidas.
 
O Sesc Pantanal detém a primeira reserva privada no Brasil a ser designada internacionalmente como Sítio Ramsar pela Convenção de Ramsar, tanto por sua extensão (108 mil hectares – a maior área de conservação particular do país), quanto biodiversidade e modelo de gestão e pesquisas. Hoje, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal é a representante dos 22 Sítios Ramsars no Brasil.
 
Em meio à programação do 8º Fórum Mundial da Água, o novo compromisso firmado de cooperação intergovernamental observa que Bolívia, Brasil e Paraguai reconhecem a gestão da água como estratégica para a redução sistemática dos riscos impostos à segurança hídrica, problemática que preocupa a comunidade internacional diante do aquecimento global e outros fenômenos naturais, paralelamente a fenômenos socioeconômicos, políticos e culturais.
 
Conforme a assessoria de imprensa, o 8º Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês) desde 1996. Acolhido no Brasil nesta nova edição, é a primeira vez que o evento é realizado num país do Hemisfério Sul. A oitava edição do evento é promovida pelo governo federal, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA), pelo governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), e pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). O evento iniciado no dia 18 se encerra amanhã, dia 23 de março, mas suas contribuições se perpetuam junto a governos, organizações e comunidade internacional.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet