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Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

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APENAS UM MÉDICO

Distribuição de senhas sem prioridades deixa idosos sem atendimento médico

Foto: Reprodução

Distribuição de senhas sem prioridades deixa idosos sem atendimento médico
Eronides Antônio de Souza, de 65 anos, foi um dos idosos que não conseguiram ser atendidos na Policlínica do Verdão, em Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (6). Ele chegou ao local com 1h30 de antecedência, mas já encontrou muitas pessoas na fila.


Apenas 18 senhas para atendimento de médico urologista foram distribuídas e ele não conseguiu uma, já que a distribuição não priorizou idosos. De acordo com ele, pelo menos outras cinco pessoas com mais de 60 anos também ficaram sem as senhas.

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A Policlínica do Verdão abre ás 7h30. Eronides chegou com seu filho ao local por volta das 6h, na esperança de encontrar poucas pessoas e conseguir uma senha para ser atendido por médico urologista. Apesar de ter chegado com 1h30 de antecedência, ele não conseguiu.

“Quando eu cheguei lá às 6h já tinha muita gente na fila. Aí fiquei até as 7h30, quando abriu, aí o rapaz lá falou que só ia ter 18 senhas para atendimento de urologista, que é o que eu preciso, e não sobrou senha para mim”, contou Eronides.

A distribuição de senhas na policlínica não priorizou os idosos. As senhas se esgotaram rapidamente e Eronides e outras pessoas com mais de 60 anos ficaram sem atendimento. O funcionário teria dito a eles que retornassem mais cedo na próxima semana.

“Além de mim, estavam lá umas outras cinco pessoas com mais de 60 anos e a distribuição da senha não tem prioridades, é por ordem de chegada, aí ele falou que teria que chegar mais cedo na próxima semana. Ele falou que esta era a regra na policlínica”, disse o idoso.

Eronides disse que já tinha sido indicado por outro médico a procurar um especialista. Ele disse que ainda não tem certeza se irá retornar na próxima semana.

“Eu já tenho encaminhamento para ir no urologista, mas isso não valeu de nada, porque só na semana que vem vou poder ser atendido, isso se chegar umas 5h ou 4h30 na fila, para pegar a senha só às 7h30. Eles tinham que melhorar o atendimento, principalmente para quem tem mais de 60 anos”.

A coordenadora da Policlínica se manifestou por meio de nota dizendo que a policlínica possui apenas um urologista para atender toda a demanda da rede municipal de saúde de Cuiabá e Baixada Cuiabana e que possui um regime de 20h semanais. A coordenadora também disse que pacientes idosos que forem pessoalmente fazer o agendamento não pegam fila.

Leia na íntegra:
 
Resposta da Coordenadora da Policlínica do Verdão, Janiê Costa

Atualmente existe apenas um urologista para atender toda a demanda da rede municipal de saúde de Cuiabá e Baixada Cuiabana. Ele tem um regime de trabalho de 20h semanais, das quais 8h são usadas para consultas e atendimentos ambulatoriais e 12h para realização de cirurgias. Todas as sextas-feiras são realizados os agendamentos e as consultas são feitas nas terças e quintas. Em cada dia de consulta são atendidos cerca de 10 pacientes, totalizando 20 durante a semana. Mais 5 vagas semanais são abertas para atender pacientes do Planejamento Familiar encaminhados de outras unidades de saúde.

A coordenadora ressaltou que os pacientes idosos que forem pessoalmente fazer o agendamento não pegam fila. Ele deve chegar até o balcão e mostrar a identificação e pedir para fazer o agendamento. Caso algum parente vá fazer o agendamento no lugar do idoso, será preciso ficar na fila para pegar a senha.
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