Olhar Direto

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Cidade de MT aparece em ranking das violações contra comunicadores no Brasil

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto / Reprodução

No detalhe: o jornalista Maurílio Trindade que registrou um BO contra Oscar Bezerra

No detalhe: o jornalista Maurílio Trindade que registrou um BO contra Oscar Bezerra

O Relatório Anual 2017 de Violações à Liberdade de Expressão apontou a cidade de Juara (a 695 km de Cuiabá) como uma das que registrou caso de violência contra comunicadores no ano passado. O caso em questão foi entre o jornalista Maurílio Trindade e o deputado Oscar Bezerra, em setembro de 2017. A pesquisa apontou que os autores desses crimes normalmente são agentes do Estado, especialmente políticos e policiais.


Leia mais:
Jornalista denuncia deputado Oscar Bezerra por agressão após publicação de matérias
 
O único caso registrado em Mato Grosso foi o de Juara. O município foi colocado em uma categoria de “deserto de notícias”, de lugares onde há poucos veículos de informação. A pesquisa apontou que as cidades que compõem o chamado “deserto de notícias”, abrigam cerca de 35% da população do país. Cerca de metade das violações contra a vida de comunicadores em 2017 ocorreram justamente nestas localidades.

Na região Centro-Oeste foram registrados, além do caso de Mato Grosso, dois em Goiás e um no Distrito Federal, totalizando quatro casos, deixando a região atrás apenas do Nordeste, que registrou 15 casos de violações contra comunicadores.

A violação em Juara foi do deputado Oscar Bezerra contra um jornalista do município. Maurílio Trindade, do jornal A Folha do Vale, do município de Juara (a 695 km de Cuiabá), registrou boletim de ocorrência denunciando uma agressão que sofreu por parte do deputado Oscar Bezerra (PSB), durante um evento de inauguração de uma obra no município, em setembro de 2017. Maurílio afirma que também recebeu ameaças do deputado e de seus familiares.

Na época, Maurilio afirmou ao Olhar Direto que a agressão foi motivada pelas notícias veiculadas em seu jornal sobre os escândalos envolvendo a prefeita de Juara, Luciane Bezerra, esposa de Oscar. Ele contou que recebeu outras intimidações de familiares do deputado, dizendo que não era para ele continuar escrevendo matérias sobre eles.

O deputado Oscar Bezerra confirmou que houve uma discussão com o jornalista, mas negou a agressão. Ele disse que Maurílio é um desafeto que tem há algum tempo.

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT), por meio de nota, afirmou que se preocupa com a violência contra os profissionais da imprensa no estado e que defende a plena liberdade de expressão. Confira o relatório completo pela internet.

Leia a nota do Sindjor na íntegra:

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) se preocupa com a violência praticada contra os profissionais da imprensa no estado. Nada pode demonstrar mais falta de civilidade do que agredir um jornalista por divulgar informações que expõem atos ilícitos de figuras públicas. Defendemos a plena liberdade de expressão no exercício profissional e nos colocamos à disposição daqueles que sejam vítimas de qualquer tipo de violência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet