Olhar Direto

Sábado, 10 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Denúncia

Produtores rurais denunciam empresa de pesquisas de Cuiabá por "mentir" nome da contratante

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Produtores rurais denunciam empresa de pesquisas de Cuiabá por
Quatro produtores rurais de Nova Mutum (248 Km de Cuiabá) procuraram a polícia para registrar boletim de ocorrência contra a empresa Vetor Pesquisas, especializada em pesquisas de opinião e com sede em Cuiabá, que estaria supostamente se passando por contratada da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). A pesquisa em questão, no entanto, teria sido encomendada na verdade pela Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass).


A Vetor Pesquisas assegura que presta serviços para a Aprosoja-MT desde 2007 e afirmou que irá acionar a empresa judicialmente por, nas palavras do instituto, "disseminar informações inverídicas".
 
Leia mais
Foragido da justiça é encontrado morto em quintal de casa
 
De acordo com a denúncia, os funcionários do instituto enfatizaram que a pesquisa havia sido contratada pela Aprosoja-MT e que o levantamento servirá para avaliar o nível de satisfação do produtor quanto à qualidade das sementes produzidas no Estado. Outro questionamento é referente a opinião quanto à mudança na data do plantio de soja.

“Achamos estranho porque em nenhum momento a Aprosoja nos comunicou sobre a realização de pesquisa. Além disso, no questionário consta a logomarca da empresa Vetor e, ao lado, a logomarca da Abrass. Questionamos o porquê de envolver a Aprosoja nisso e nos sentimos enganados, porque só depois de aceitarmos responder o questionário é que vimos que não se tratava da Aprosoja. Isso é má fé e queremos que seja investigado”, disse um dos produtores abordado, que preferiu não se identificar.

Apesar de o registro ter sido feito em Nova Mutum, os produtores afirmam que há relatos de casos idênticos em outras cidades, como Diamantino onde também há testemunhas. Em todos os casos, os produtores têm buscado as delegacias para que o caso seja apurado.

“Sempre ouvimos falar dessa empresa como respeitada e com credibilidade, ainda mais usando o nome da Aprosoja da qual fazemos parte. Por isso, aceitamos participar da pesquisa, mas a partir do momento que vimos era um golpe, como acreditar no trabalho dessa empresa? Como deixar passar uma situação em que uma entidade como a Aprosoja e nós produtores fomos tão expostos? Como acreditar nas pesquisas feitas por essa empresa depois de passarmos por isso. Não pode ficar assim”, disse outro produtor que assina o boletim de ocorrências.

Outro lado
 
A reportagem entrou em contato com a Vetor Pesquisas e foi informada através de nota que a empresa lamenta o fato ocorrido e que irá acionar a empresa Aprosoja judicialmente por disseminar informações falsas, ja que possuem contrato de prestação de serviço desde 2007.

Confira abaixo a íntegra da nora encaminhada pela Vetor Pesquisas:

NOTA

A Vetor Pesquisas, instituto de pesquisa de opinião pública com atuação há 25 anos em Cuiabá, informa que irá acionar judicialmente a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) por disseminar informações inverídicas a respeito da empresa. 

Líder de mercado em Mato Grosso, com atuação no Centro-Oeste, Nordeste e Norte brasileiros, a Vetor Pesquisas segue o código de ética da ESOMAR (European Society for Opinion and Marketing Research) e é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep). 

O instituto lamenta a disseminação fortuita de inverdades. Principalmente porque informou, por cortesia, sobre a realização de uma pesquisa junto a sojicultores para a Diretoria Executiva da Aprosoja/MT, em contato telefônico realizado em 20 de março. 
A Vetor Pesquisas é fornecedora frequente da Aprosoja/MT desde 2007.


Aprosoja-MT

Procurada pela reportagem, a Aprosoja-MT se manifestou por meio de nota e informou que repudia a postura adotada pela empresa e que não existe nenhum trabalho sendo realizado com a Vetor, nem mesmo um contrato vigente.

Confira abaixo a íntegra da nora encaminhada pela Aprosoja:
 
NOTA

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) repudia a postura adotada pela empresa Vetor Pesquisas junto a associados da entidade. Conforme relatos de produtores rurais associados, e também de delegados da entidade, a empresa estaria se passando por contratada da Aprosoja-MT para abordá-los para uma pesquisa, quando na verdade não há qualquer trabalho sendo realizado pela entidade neste sentido e sequer contrato vigente com a Vetor.  
   
Logo que tomou conhecimento de que os associados estariam sendo abordados indevidamente, a Aprosoja-MT orientou que os produtores não respondessem ao questionário e que procurassem as autoridades policiais para que haja uma investigação a respeito. A entidade reforça que está à disposição dos produtores que forem abordados para esclarecer qualquer dúvida.

A Aprosoja-MT, por meio do corpo jurídico, também está tomando as providências cabíveis, visto que, segundo os relatos feitos em boletim de ocorrência, a contratante de tal pesquisa é a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), e será necessário apurar qual o intuito da empresa de pesquisas e da Abrass em utilizarem o nome da Aprosoja.

Por fim, a Aprosoja-MT informa que já contratou os serviços da referida empresa e lamenta que isso tenha ocorrido, uma vez que a Vetor Pesquisas sempre se mostrou uma empresa respeitada e com credibilidade no mercado mato-grossense, o que a partir deste fato passa a ser questionado.
 
*Associação dos Produtores de Soja e Milho de MT

Aprosoja-MT*
 
A Polícia Judiciaria Civil deverá investigar o caso, inclusive a Abrass, que seria a contratante da empresa Vetor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet