Olhar Direto

Sábado, 10 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Câmpus São Vicente

Após registro de ocorrência, família e estudante são humilhados e ameaçados no IFMT

Foto: Reprodução

Câmpus São Vicente

Câmpus São Vicente

O pai de um estudante de 15 anos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Câmpus São Vicente, na BR-364, denunciou à polícia uma ameaça de morte que  teria sofrido de um aluno da instituição, depois que relatou casos de bullying e tentativa de intimidação, que estariam acontecendo no interior da unidade. O comunicante, que é barbeiro, disse que os alunos estariam humilhando seu filho por conta da sua profissão.

 
Em uma ocorrência, ele relata a ameaça de morte: “Tem que dar um tiro na cabeça desse cara logo”, descreve. Ao todo, foram registrados quatro boletins de ocorrência relatando situações semelhantes contra o mesmo aluno. A instituição afirma que se trata de um caso isolado.
 
Leia mais:
Pais denunciam trotes com agressão física no IFMT; estudante apresentou hematomas

Consta no boletim de ocorrência registrado na última quinta-feira (21), na 1ª Delegacia de Polícia de Cuiabá, que no dia anterior, o estudante havia ligado para seu pai. Chorando, ele contou que teria passado por uma situação humilhante cometida por G.S.R., aluno do 3º ano.
 
Diante de todos que estavam no refeitório, G.S.R. teria humilhado o estudante de 15 anos e o chamado de “balofinho”. Na ocasião, ele ainda perguntava onde estaria seu pai, o “balofão”. Em tom sarcástico, ele dizia em voz alta que teria descoberto que seu pai ser um “bosta de um barbeiro”. “Todos começaram a rir e assim desse modo o fazendo sofrer bullying diante de todos que ali estavam”, diz trecho do BO.
 
Em outro BO registrado pelo pai, ele diz que seu filho vive sob pressão e ameaça. Ao ir buscar o filho na instituição, ele teria sido “encarado e intimidado” por um aluno, que hostiliza o adolescente. Na oportunidade, ele teria questionado o pai sobre a expulsão de um colega, que também estaria praticando bullying contra o estudante. Conforme o barbeiro, seu outro filho teria escutado um aluno dizendo que “Tem que dar um tiro na cabeça desse cara logo”.  A situação teria sido registrada na frente dos inspetores.

Conforme noticiado pelo Olhar Direto, o mesmo aluno teria sido submetido a um trote, ritual que celebra a chegada dos novos alunos na instituição de ensino, mas acabou se tornando proibido diante de casos de violência. Ele também estaria com alguns hematomas causados por um estudante no refeitório do câmpus.

Outro lado

O IFMT, por meio de nota, disse que os familiares do jovem que sofreu o trote foram atendidos desde o primeiro momento, que se empenhou em esclarecer o caso e punir os responsáveis. Ponderou ainda que o caso relatado foi único e isolado.

Veja posicionamento na íntegra: 
 
Nota de Esclarecimento

Em relação à denúncia de trote supostamente violento, a Direção-Geral do IFMT São Vicente vem esclarecer que esta prática é proibida e combatida na instituição e que há um regimento disciplinar discente que regulamenta as atividades de convivência, além de processos disciplinares para investigar e responsabilizar estudantes que não cumprem com estas regras.
Familiares do jovem que sofreu o trote foram atendidos pelo IFMT São Vicente desde o primeiro momento, que se empenhou em esclarecer o caso e punir os responsáveis. O caso relatado foi único e isolado. Um grupo pequeno de estudantes fez uma brincadeira de mal gosto com uns estudantes recém-chegados na escola, por mais que houvesse orientação explícita sobre a proibição desta prática. Imediatamente o IFMT São Vicente abriu um processo disciplinar, conversou com as famílias e puniu os cinco envolvidos, dentro da legalidade, conforme a participação no ato: advertência, suspensão e perda do alojamento.
Reforçando, a escola não tolera tais atitudes e tomou as providências cabíveis para atender as famílias tanto dos alunos que sofreram a ação como também dos que a cometeram.
Lamentamos o ocorrido e estamos trabalhando para que fatos como esse não se repitam e que os estudantes se relacionem com respeito e em uma cultura de paz.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet