Olhar Direto

Sábado, 10 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

IFMT

Diretor afirma que aluno que gerou pânico com ameaça de ataque pode ser expulso

29 Abr 2019 - 17:11

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - Fabiana Mendes

Foto: Fabiana Mendes/Olhar Direto

Alunos foram reunidos no ginásio para explicações

Alunos foram reunidos no ginásio para explicações

O diretor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Cuiabá, Cristovão Albano, disse ao Olhar Direto que o aluno responsável por gerar pânico na unidade de ensino, nesta segunda-feira (29), foi identificado e responderá processo disciplinar, que poderá culminar na sua expulsão. Além disto, ele aproveitou para tranquilizar os pais e alerta sobre o que chamou de caos que está sendo provocado através das redes sociais. Ao todo, o local conta com mais 2.500 estudantes.


Leia mais:
Suposta ameaça de massacre no IFMT de Cuiabá causa pânico em alunos
 
O diretor explicou que a Polícia Militar foi acionada provavelmente por um pai e que aproveitou para convidá-los a explicar sobre as rondas que estão sendo feitas no entorno da escola, no que chamou de trabalho de prevenção. Além disto, pontuou que chamou toda a comunidade interna para realizar os esclarecimentos.
 
“Chegou em um nível de desinformação que o caos se instalou. Os grupos de WhatsApp hoje está passando estas coisas falsas. Saindo daqui, vou até a delegacia registrar um novo boletim de ocorrências. Identificamos um dos alunos, não posso afirmar que é apenas um, mas este foi identificado através de um dos prints. A ideia deles é causar o caos, de forma inconsequente”, disse o diretor à reportagem.
 
Cristovão contou que pais ligaram chorando para ele, com medo de deixar que os filhos fossem para a escola. “Não podemos suspender as aulas. Neste fim de semana chegou esta desinformação, dizendo que ouviram as recepcionistas falar de um suposto atentado que aconteceria na segunda ou terça. No domingo a tarde foi que isto explodiu”.
 
O aluno foi identificado e responderá um procedimento disciplinar interno, que poderá culminar na sua expulsão do Instituto Federal de Mato Grosso. “Nossa equipe está atenta a toda situação. Não paralisamos as aulas. Estamos tomando as providências necessárias e ao mesmo tempo assegurando que tudo volte a normalidade”.
 
Uma reunião com os pais deve ser realizada nos próximos dias para também esclarecer as dúvidas existentes. A Polícia Militar também reforçou a presença na área, que costumeiramente é constante. A unidade conta com aproximadamente 1.200 alunos no ensino médio, 300 em cursos técnicos e 1.200 no ensino superior.
 
O caso

Uma suposta ameaça de um massacre no campus de Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso, nesta segunda-feira (29), mobilizou equipes da Polícia Militar. A imagem de uma arma, compartilhada em grupos de WhatsApp, acabou gerando o pânico. Muitos pais ficaram preocupados com a situação e estavam temorosos em mandar seus filhos à unidade. Um boletim de ocorrências foi registrado e o estudante também responderá um processo disciplinar.

Outro caso

No dia 16 de abril, um aluno do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) publicou uma frase em suas redes sociais e acabou assustando os colegas da escola. Ele escreveu “Por que tirar 10 na prova, se você pode tirar um 38 da mochila”. Segundo o diretor Cristovão Albano, o aluno não apareceu na aula no dia seguinte.

Alguns colegas de turma do adolescente foram procurar a diretoria quando viram a publicação. “A publicação foi na quarta-feira, a gente tomou conhecimento no final da tarde e na quinta-feira tomamos as providências cabíveis. A escola funcionou novamente, mas não falamos com ele porque ele não estava presente”, contou ao Olhar Direto o diretor da instituição.

Ainda segundo Cristóvão, não houve nenhuma denúncia de que o aluno estivesse realmente com uma arma, mas, em decorrência de outros casos anteriores que aconteceram no Brasil – como o da escola de Suzano - algumas pessoas entraram em pânico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet