Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Exclusivas da Covid-19

Secretário promete 20 novas UTIs para próxima semana e estoque para “nova leva” de abertura

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário promete 20 novas UTIs para próxima semana e estoque para “nova leva” de abertura
O secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, disse que ao menos 20 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltadas para o tratamento de pacientes com Covid-19 estarão funcionando já na próxima semana, no Hospital de Referência (antigo Pronto Socorro). Além disto, pontuou que um estoque de equipamentos já foi preparado, para posterior abertura de mais leitos.


Leia mais:
Ocupação de leitos se aproxima de 90% e secretário alerta para possível lockdown em Cuiabá
 
Segundo ele, a equipe que trabalha na instalação dos respiradores já está terminando o serviço. “Só estão esperando chegar as bombas de infusão, que já foram despachadas, e os 50 monitores que chegam amanhã”, disse nesta quinta-feira (18).
 
A expectativa é de que sejam abertos 30 leitos de UTI na semana que vem, no entanto, como ainda não chegaram os 10 respiradores doados pelo Governo estadual, o que foi acordado em reunião entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o governador Mauro Mendes, na segunda-feira (15), a Prefeitura viabiliza a instalação dos 20 aparelhos que foram adquiridos no último dia 12, em articulação do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto junto ao Ministério da Saúde.
 
“O Estado entregando os 10 respiradores, com certeza, os 30 funcionam no mesmo dia. Semana que vem está pronto pra gente abrir. Se não vier os 10 do Estado, a gente abre com os 20 nossos”, explica o secretário municipal de Saúde.
 
O Hospital Referência para Covid-19 em Cuiabá recebeu na última  sexta-feira (12) 20 novos respiradores - equipamentos essenciais nos leitos de UTI que atualmente estão em falta no mercado, para o enfrentamento da pandemia.
 
Ao todo, além dos equipamentos que estão subdivididos em 10 respiradores fixos e 10 móveis, a Prefeitura de Cuiabá também recebeu 69 mil máscaras cirúrgicas tripla, 12 mil N95, 200 óculos de proteção, 400 protetores faciais e ainda quatro mil toucas hospitalares. Os aparelhos e os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs foram destinados pelo Ministério da Saúde por intermédio direto do deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto. Na última segunda-feira (15),após reunião por videoconferência, o Governo do Estado assumiu o compromisso de entregar mais 10 respiradores para capital, ampliando para 30  o número de novos leitos nos próximos dias.
 
Quadro atual de leitos
 
Cuiabá já conta com 95 leitos de UTI exclusivos para casos de Covid-19, sendo 55 no Hospital de Referência (antigo Pronto Socorro) e outros 40 no Hospital São Benedito. Com a aquisição de 20 respiradores e a doação de outros 10 pelo Executivo estadual, a Capital chegará a 125 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. É importante ressaltar a população que Cuiabá possui 90 leitos de UTI destinados ao tratamento de outras enfermidades, sendo 60 no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e 30 no Hospital São Benedito.

Ocupação alta

"Decretar o lockdown é questão de dias". Essa frase é do secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, durante entrevista à Rádio Nativa FM, na manhã desta quinta-feira (18). 

"Nós estamos chegando ao percentual de 79% ou 80%, por isso reiteramos que as pessoas precisam ficar em casa. Se isso subir para 90%, nós vamos saturar o sistema e vamos fechar tudo. Decretar lockdown é questão de dias. Não tem que ir pra churrasquinho, não tem que ir em festinha, não tem que ir pra boteco beber. Se a população não ter sabedoria pra ficar em casa, vamos ir pro lockdown. Se os números subirem mais, vamos fechar tudo de novo. O prefeito já está ciente e isso pode acontecer", disse o secretário. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet