Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

​HOSPITAIS LOTADOS

Governo abre 12 leitos de UTI e planeja um total de 200 novos; secretário pede bom senso à população

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Governo abre 12 leitos de UTI e planeja um total de 200 novos; secretário pede bom senso à população
O Governo de Mato Grosso, em parceria com os municípios de Várzea Grande e Campo Verde, disponibilizou mais 12 leitos de UTI Covid-19 para a regulação estadual nesta quarta-feira (24). De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, está no planejamento a abertura de um total de 200 leitos de UTI.


Leia mais:
Polícia intensificará fiscalização em condomínio, conveniências e rios; multa pode chega a R$ 1,5 mil por pessoa

De acordo com o Estado, são hoje 10 novos leitos de Terapia Intensiva no Pronto Socorro de Várzea Grande e 2 novos leitos intensivos no Hospital Coração de Jesus, em Campo Verde. As novas vagas se somam aos 535 leitos de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) que já estavam em funcionamento em Mato Grosso.

"Hoje entram mais leitos em operação, nós temos no nosso planejamento mais 200 leitos para entrar, alguns em cinco dias, outras em dez dias. Nós estamos fazendo ampliação nos hospitais do Estado. Mas volto a frisar, se tivéssemos hoje 200 leitos de UTI para entrar em operação, nossa taxa de ocupação continuaria em 100%, visto que temos algo próximo a isso de pessoas aguardando vaga, o que nós precisamos fazer neste momento é diminuir o número de pessoas que demanda hospitalização e é com a adoção das medidas não-farmacológicas", disse o secretário

Os incrementos integram o pacote de ampliação de leitos para o enfrentamento da pandemia, anunciado neste mês pela gestão estadual. O secretário disse que a dificuldade está em encontrar profissionais capacitados para atuar nas UTIs.

"Em todos aqueles municípios em que exista a possibilidade de abrir leitos de UTI, está vigente a portaria do Governo do Estado para pagar pelo custo destes leitos, mas a dificuldade é com os equipamentos, com profissionais qualificados, porque não é fácil, nenhum leito de UTI pode funcionar se não tiver por trás um profissional chamado intensivista, que é um médico especializado para isso [...] então quanto mais leitos nós abrirmos, mais dificuldades teremos pela falta deste profissional".

O trabalho do Governo faz parte de uma força-tarefa, junto aos Poderes e municípios, para garantir o atendimento à população e salvar vidas. O secretário, porém, afirmou que a população deve fazer sua parte, caso contrário não haverá leito disponível para todos os que precisarem.

"Infelizmente, parece que a população de Mato Grosso está fazendo uma opção diferente, que é continuar apostando que vai ter disponível para ele o leito. Este leito não existe agora e vai faltar no momento em que ele necessite".

Ação em parceria com Prefeituras

O Governo de Mato Grosso anunciou a ampliação de 160 leitos de Terapia Intensiva em 14 municípios do estado. A ação custará cerca de R$ 9 milhões por mês à gestão estadual e contempla hospitais estaduais e municipais. Na última semana, foram abertas cerca de 15 novas vagas de UTI.

A gestão da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que as ampliações consideram as propostas encaminhadas oficialmente pelas Prefeituras ao Governo do Estado.

Ações na Justiça

De 29 de junho até 31 de dezembro de 2020, segundo informações do Grupo de Atuação Estratégica em Defesa da Saúde (Gaedic Saúde), a Defensoria Pública ingressou com 123 ações solicitando leitos de UTI, medicamentos ou exames para pacientes com Covid-19, ou com suspeita da doença, em Mato Grosso. Em 2021, até o momento, foram 55 ações relacionadas à Covid, sendo que 47 casos apenas de 12 a 23 de março.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet