Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Combate à pandemia

Prefeitura duplica capacidade do reservatório de oxigênio hospitalar no São Benedito para evitar desabastecimento

Foto: Luiz Alves

Prefeitura duplica capacidade do reservatório de oxigênio hospitalar no São Benedito para evitar desabastecimento
A última quinta-feira (25) foi de bastante trabalho no Hospital São Benedito, em Cuiabá, quando 15 pessoas atuaram para realizar a troca do tanque de oxigênio líquido hospitalar da unidade, visando prevenir qualquer risco de desabastecimento. Com a ajuda de dois guindastes, o antigo reservatório de 8.530 metros cúbicos está sendo trocado por outro de 19.166.


Leia mais:
Mauro se reúne com White Martins para saber sobre situação do estoque de oxigênio para MT

O trabalho começou por volta das 7h e só foi finalizado no início da noite.  “O São Benedito mostrou hoje o que é gestão planejada, que organiza, que tem responsabilidade e que preza pela saúde e pela vida das pessoas. Oxigênio não é problema de Cuiabá”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

De acordo com o engenheiro mecânico Elcimar Almeida, que trabalha no Hospital São Benedito, antes da pandemia, o tanque de oxigênio de 8,5 mil metros cúbicos era suficiente para uma semana de tratamento dos pacientes.

Com a pandemia, a unidade hospitalar passou a contar com 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 e, no início deste mês, tornou-se mais uma unidade de atendimento exclusivo a pacientes com covid-19, passando a contar com 60 leitos de UTI e 40 de enfermaria, o que aumentou ainda mais a demanda por oxigênio e a empresa White Martins, que fornece o oxigênio líquido hospitalar passou a fazer duas entregas por semana. 

“Esse é um trabalho preventivo, pois nunca chegou a faltar oxigênio. Com o tanque maior, melhora a logística da empresa porque eles estavam tendo que vir duas vezes por semana aqui e, com o tanque maior, vão abastecer apenas uma vez por semana e o atendimento deles aos hospitais fica mais ágil”, explica o engenheiro Elcimar Almeida, que acrescenta que, durante a troca do reservatório, o atendimento aos pacientes não ficou prejudicado. “O abastecimento de gás não pode parar, não parou por conta da bateria de cilindros reserva levados pela empresa”, disse. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet