Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Cidades

funcionário quase pisou

Bombeiros capturam cobra coral-verdadeira em pátio de universidade em Mato Grosso; veja fotos

Foto: Corpo de Bombeiros

Bombeiros capturam cobra coral-verdadeira em pátio de universidade em Mato Grosso;  veja fotos
Bombeiros militares da 7ª Companhia Independente (7ªCIBM) capturaram uma cobra coral-verdadeira no pátio interno da Universidade de Mato Grosso (UNEMAT), na tarde desta terça-feira (25), no município de Alta Floresta (791 km de Cuiabá).


Leia também:
Gaeco cumpre 50 mandados contra grupo especializado em fraudes no ensino superior

Ao chegar no local, o vigilante da Instituição conduziu a equipe até a copa de um dos pisos da universidade que visualizou a cobra embaixo da geladeira. O funcionário relatou que quase pisou no animal.  

Os militares contataram que se tratava de uma coral-verdadeira, com nome científico de Micrurus Surinamensis, sendo essa espécie natural de regiões amazônicas.

Após a captura do ofídio, a guarnição realizou a inspeção de saúde do animal, e ao concluir que não possuía ferimentos, ela encaminhada para área de floresta, longe de centros urbanos, para que pudesse ser solta em seu habitat natural.

O Corpo de Bombeiros ressalta que em caso de encontro com animais silvestres, de qualquer natureza, entrar em contato o mais breve possível com a unidade de sua cidade, mantendo distância segura, não tentando a contenção do animal.

Destacou ainda que os maus-tratos à animais de qualquer natureza é considerado crime, previsto na Lei 9.605/98, Art. 32, com pena de reclusão e multa para o infrator.

Curiosidades sobre a Micrurus Surinamensis, uma das espécies de cobra coral-verdadeira:

Apesar de o animal ser peçonhento (possuidor de toxina que inocula com seus dentes), acidentes com estes animais é muito pouco comum, pelos seguintes motivos:

1)    É um animal que não dá bote como as demais cobras peçonhentas brasileiras (jararacas, cascavel e surucucu-pico-de-jaca).

2)    Não possui presas inoculadoras de veneno como as demais cobras peçonhentas. A coral-verdadeira inocula sua toxina por meio de dois dentes fixos e sulcados na região anterior da boca. Portanto, costuma-se dizer que a coral-verdadeira, a exemplo da que foi capturada pelo Corpo de Bombeiros, morde e não pica.

3)    É uma espécie de cobra que vive sobre o folhiço da floresta, em buracos, sendo dificilmente vista.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet