Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Guerra contra a Covid-19

Prefeitura de Cuiabá prioriza Pfizer para gestates e puérperas e afirma que não há como escolher vacina

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeitura de Cuiabá prioriza Pfizer para gestates e puérperas e afirma que não há como escolher vacina
A Prefeitura de Cuiabá informou, neste sábado (29), que a vacina da Pfizer será priorizada para gestantes e puérperas. Também hoje, os polos de vacinação continuam a funcionar durante todo o dia, conforme o município, que pontuou ainda que não é possível escolher qual imunizante tomar.


Leia mais:
Prefeitura adia para os "próximos dias" pré-cadastro de vacinação para pessoas com 59 anos sem comorbidades

Os polos de vacinação do Centro de Eventos do Pantanal, Assembleia Legislativa, SESC Balneário e SESI Papa (drve-thru) funcionam com aplicação da Astrazeneca para todos os grupos prioritários. 

A  Pfizer está sendo priorizada para gestantes e puérperas. A pasta ressalta que não há opção de escolha da vacina por parte do paciente, exceto quando houver algum tipo de restrição, o que deve ser atestado por um médico, indicando a alergia ou restrição a determinado tipo de vacina.

A Prefeitura de Cuiabá adiou para os "próximos dias" o início do pré-cadastro de pessoas com 59 anos sem comorbidades para serem vacinadas contra a Covid-19. Durante a semana, a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, disse que as 'inscrições' começariam na sexta-feira (28). Até o momento, a capital mato-grossense já aplicou 197.658 doses.

“Eu já determinei ontem a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, a começar o cadastro do grupo de pessoas sem comorbidades de 59 anos. Vamos começar já nos próximos dias. Eu já autorizei. Já estamos preparando o cadastro para começar as faixas não comorbidade abaixo de 60 anos”, disse o prefeito.

Conforme Pinheiro, é preciso que Ministério da Saúde informe os Municípios com antecedência a previsão de remessas de novos lotes de vacina para que Prefeitura possa planejar melhor a campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”. “Agora é tentar dar uma estabilidade no recebimento dessas vacinas e aceleração da aplicação das doses. Existe toda uma responsabilidade, uma segurança que eu sou o primeiro a exigir da minha equipe”, disse. 

Cuiabá já vacinou 120,5% da meta dos trabalhadores da saúde, 86,3% dos idosos, 48,4% das pessoas com comorbidades, 58,7% dos trabalhadores das Forças de Segurança e Salvamento e está caminhando na imunização dos demais grupos prioritários. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet