Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Cidades

43 ordens judiciais

Polícia Civil deflagra operação contra 'piratas do asfalto' acusados de roubar cargas em MT e SP

Foto: Assessoria

Polícia Civil deflagra operação contra 'piratas do asfalto' acusados de roubar cargas em MT e SP
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (06), a 'Operação Safra', que investiga esquema de uma organização criminosa baseada no estado de São Paulo que atuava no furto e roubo de cargas de grãos praticados em território mato-grossense e em outras unidades da federação. Ao todo, foram expedidos 31 mandados de prisão e busca e apreensão e também a apreensão de 12 carretas. Os bandidos vinham atuando, conforme a segurança pública, como verdadeiros 'piratas'.


Leia mais:
PM encontra fuzil calibre 762 deixado na mata por bando do novo cangaço; operação completa 30 dias

As ordens judiciais estão em cumprimento nas cidades paulistas de Assis, Avaré, Conchas, São Miguel Arcanjo, Paraguaçu Paulista, Maracaí e Tarumã; e em Campo Mourão, no Paraná.

As investigações iniciaram na Delegacia de Paranatinga, que apurou o furto de cargas de soja ocorrido em março deste ano. A partir de outras ocorrências registradas nas cidades de Sorriso e de Ipiranga do Norte, a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil de Mato Grosso identificou um esquema criminoso envolvendo uma empresa de transportes, sediada no município de Assis (SP), que vem sendo utilizada para a prática dos crimes, que já duram anos.

Conforme a apuração realizada pela Polícia Civil, o proprietário da empresa e o grupo criminoso atuam como verdadeiros 'piratas', entrando em Mato Grosso e furtando as cargas de grãos. A investigação apontou que a quadrilha utilizava-se das mais variadas fraudes, aproveitando-se de falhas no sistema de controle das fazendas e das transportadoras contratantes. Depois de praticarem os furtos, voltavam à cidade de Assis levando o “espólio” arrebatado (valores em dinheiro). 

Com a continuidade das investigações, a Polícia Civil apurou também que a organização criminosa passou a agir no roubo das cargas, mantendo as vítimas reféns durante a ação, além de utilizarem armas de fogo.

Com base no material probatório reunido durante a apuração, a Polícia Civil representou à Justiça de Mato Grosso pelos mandados de prisão e de busca e apreensão contra os alvos da investigação. Também serão apreendidos 12 veículos modelo carretas.  

Participam da operação 32 policiais civis das unidades da Delegacia de Paranatinga; Delegacia Regional de Primavera do Leste; GCCO; Gerência de Operações Especiais e Polinter. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet