Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Muita água

Cidades de Mato Grosso decretam estado de emergência e calamidade pública devido a estragos causados por chuva

Foto: Prefeitura de Confresa

Cidades de Mato Grosso decretam estado de emergência e calamidade pública devido a estragos causados por chuva
As cidades de Confresa e Santa Terezinha decretaram estado de emergência e calamidade pública por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas que tem caído, principalmente no interior do estado.


Leia mais:
Cidade tem estradas interditadas após registrar maior volume de chuva em 35 anos; fim de ano também terá temporal
 
Em Confresa, a prefeitura emitiu na tarde de segunda-feira (27) o Decreto n° 250/2021, que declara situação de emergência nas diversas áreas rurais do município afetadas pelas tempestades que vem ocorrendo no município desde sexta-feira (24).
 
“Com pontes danificadas, estradas de terra com erosão e casas inundadas em diversos pontos, a gestão está trabalhando para, primeiramente, garantir que todas as pessoas nas áreas de risco estejam seguras e vivendo com o mínimo de dignidade”, explica a prefeitura.
 
O decreto possibilita transferências dos recursos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de respostas e de recuperações de áreas, e autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Comdec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução dos pontos prejudicados.
 
Já a prefeitura de Santa Terezinha publicou, na terça-feira (28), um decreto declarando estado de calamidade pública nas áreas do município afetadas pelas intensas chuvas que tem caído desde o início do mês de novembro somada à forte precipitação de 146,6 milímetros do dia 25 de dezembro.
 
O decreto tem validade de 90 dias a contar desta data, podendo ser prorrogado por mais 180 dias se necessário.
 
As fortes chuvas ocasionaram o aumento atípico do nível das águas de rios e córregos de seu leito normal, causando consequentes alagamentos e inundações na área rural e na área urbana do município.
 
Em decorrente dessas chuvas houve danos em várias pontes, além de algumas ficarem submersas, bem como vários pontos de alagamentos nas estradas interrompendo o trânsito de caminhões e automóveis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet