Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Cidades

​previsão de tempestades

Temporais provocam queda de luz em 24 mil unidades consumidoras e Energisa declara estado de alerta

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Temporais provocam queda de luz em 24 mil unidades consumidoras e Energisa declara estado de alerta
A Energisa informou que as fortes chuvas no sul de Mato Grosso afetaram, por volta das 23 h dessa quarta-feira (16), parte do funcionamento da subestação Rondon Um que fica em Rondonópolis. O temporal e a força da água fizeram ceder parte da sustentação de um dos quatro transformadores instalados no local. O problema gerou um substancial afundamento do solo em uma das bases do equipamento que pesa em torno de 60 toneladas. Cerca de 24 mil unidades consumidores ficaram sem fornecimento de energia.

 
Leia mais:
Membros de facção criminosa responsáveis por 'salves' e outros delitos são alvos de operação
 
De forma preventiva, houve o acionamento automático do sistema de proteção para evitar a queima total de máquinas. Foram afetadas 24 mil unidades consumidoras das cidades de Pedra Preta, Guiratinga, São José do Povo e Tesouro, além de localidades na zona rural de Rondonópolis, como o distrito de Anhumas.
 
As equipes da companhia, que já estavam de prontidão por causa das previsões de impactos climáticos no estado, chegaram ao local logo após a ocorrência, trabalhando para estabilizar o solo e religar o transformador. O fornecimento foi retomado em uma hora em Guiratinga, Pedra Preta e Tesouro. O restante ainda depende de novas manobras que vão precisar ser feitas para solucionar de vez o problema.
 
A Energisa reforçou o cuidado com o clima nos próximos dias. De acordo com o serviço de monitoramento contratado pela empresa e que observa dados captados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de tempestades, com risco de ventos, raios e cheias para todas as regiões de Mato Grosso. A empresa afirmou que está em alerta e mobilizada para realizar ações de urgência em caso de crise e impactos na rede elétrica. O esquema de contingência é coordenado por meio do Centro de Operações Integradas, em Cuiabá.
 
A empresa pediu apoio à população neste momento, evitando situações de risco, como o uso de equipamentos elétricos durante a incidência de descargas, que podem gerar sérios acidentes. Recomendou também que, em caso de algum dano à rede, nunca chegar perto dos fios, acionando a empresa pelos canais de atendimento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet