Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Cidades

desobstrução das calçadas

Prefeitura inicia retirada de vendedores ambulantes no centro de Cuiabá

Foto: Davi Valle

Prefeitura inicia retirada de vendedores ambulantes no centro de Cuiabá
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) iniciaram na manhã desta terça-feira (15), a retirada de vendedores ambulantes que obstruem as calçadas do centro de Cuiabá.


Leia também:
Homem de 35 anos morre após colocar fogo na própria casa e se recusar a deixar residência

Durante a ação os lojistas foram orientados para que retirassem os mostruários que estivessem instalados nas calçadas, em desacordo com a legislação vigente. A operação também serviu para combater o comércio ilegal de mercadorias sem nota fiscal ou sem procedência. 

Conforme o código Sanitário e de Postura da capital, "é proibido expor, lançar, ou depositar nos passeios, canteiros, sarjetas, bocas de lobo, jardins e demais logradouros públicos, quaisquer materiais, mercadorias, objetos, mostruários, cartazes, faixas, placas e similares, sob pena de apreensão dos bens e pagamento dos custos de remoção".

No final do ano passado, a  Sorp já havia realizado uma ação preventiva para desobstrução das calçadas e, em recente  audiência no Ministério Público  Estadual (MPE), foi solicitado mais ações para retirada dos ambulantes das calçadas.

" A operação é para também combater a concorrência desleal daquele comerciante regular que paga impostos, que aluga propriedade, paga energia, paga funcionários contra aqueles que vendem mercadoria sem procedência e atrapalha o comércio regular. Essa operação tem um cunho preventivo, mas se ocorrer a insistência ou desobediência, pode ocorrer apreensão da mercadoria e apreensão do infrator que pode ser levado para a delegacia", comentou o secretário da Ordem Pública, Leovaldo Sales. O secretário pontua que as operações serão recorrentes nas regiões onde o comércio é intenso na Capital. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet