Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Cidades

DIA DA ÁGUA

Estudo coloca Várzea Grande entre as 20 piores cidades em saneamento básico no país

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Estudo coloca Várzea Grande entre as 20 piores cidades em saneamento básico no país
Ranking divulgado pelo pelo Instituto Trata Brasil, em comemoração ao Dia da Água, 22 de março, coloca Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), entre as 20 piores cidades em saneamento básico do Brasil. O município teve o menor nível relativo de investimentos nos últimos cinco anos, com 0%.


Leia também:
Primeira semana do outono em Cuiabá será marcada por sol, chuvas isoladas e temperaturas entre 23ºC e 35ºC
 
O Ranking do Saneamento adotou como critério avaliar a média dos investimentos sobre arrecadação dos últimos cinco anos. Neste indicador, considera-se não apenas os investimentos realizados pelos prestadores, mas também os investimentos realizados pelo poder público. Quanto maior for essa razão, mais investimentos o município está realizando relativamente à arrecadação, logo, merece uma melhor posição no Ranking.
 
O indicador médio dos municípios equivale a 19,79% da arrecadação em 2020, valor inferior ao observado em 2019 (20,96%), e ainda menor do que em 2018 (21,45%). O município com maior percentual de investimentos no período foi Santo André (SP), com 101,07%. O de menor nível relativo de investimentos foi Várzea Grande, com 0%.
 
Nenhuma cidade de Mato Grosso figura entre as 20 melhores do Brasil. Já no Ranking das 20 piores cidades em oito anos, Várzea Grande está na 10º posição. Ela se encontra na lista há oito anos.
 
O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
 
No mesmo estudo também é analisado o investimento médio anual por habitante. O patamar nacional médio de investimentos anuais por habitante para a universalização, de acordo com dados do Plansab, é de aproximadamente R$ 113,30 per capita. Neste sentido, Cuiabá foi a capital que, em média, mais investiu, com R$ 213,33 por habitante.

Veja lista das 100 cidades AQUI
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet