Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Sinop comemora 30 anos de emancipação

O norte de Mato Grosso está em festa. O município de Sinop (distante 500 km da capital), completa hoje (14), 30 anos de emancipação político administrativa, e tem motivos de sobra para Comemorar. Quarta maior economia do Estado, com população superior a 120 mil habitantes, na última década a cidade se consagrou como pólo de educação, com nove faculdades, sendo duas públicas. Pólo de saúde com três hospitais e também centro econômico, concentrando uma variedade de comércios e serviços.


Nem mesmo a crise do extrativismo vegetal, principal atividade do município, conseguiu abalar a economia de Sinop, que busca na cultura de grãos e na implantação de indústrias, principalmente moveleira, novas alternativas econômicas.

O município também se desataca por sua representação política no Estado. Na Assembléia Legislativa, o deputado de segundo mandato, Dilceu Dal’Bosco (DEM), luta para levar obras e emendas para a cidade.

Morador há 33 anos, Dal’Bosco declara-se um apaixonado por Sinop e por sua gente. Entre as conquistas levadas pelo parlamentar estão as UTI’s do Hospital Santo Antonio; dois leitos de estabilização do Pronto Atendimento; equipamentos do Centro Oncologia; credenciamento do Centro de hemodiálise junto ao SUS e criação do banco de sangue; equipamentos para farmácia de manipulação; centros de múltiplo uso nos bairros Menino Jesus, Betel, Campo Verde, Boa Esperança, Jardim Imperial, Violetas e Paulista; três mil atendimentos a usuários do SUS.

A luta por melhoria na qualidade de vida da população carente de Sinop é uma prioridade do deputado, que não se esquece das obras de pavimentação e infraestrutura, entre as quais o asfalto da Avenida Vitória Régia; estrada de acesso ao aeroporto; recapeamento da pista do aeroporto; interligação entre o Parque das Araras e Rua das Primaveras; Interligação do residencial Gente Feliz; trabalho, junto ao senador democrata Jaime Campos, para destinação de R$ 1 milhão em asfaltamento nos bairros jacarandás e celeste.

O desenvolvimento do município, que resultou em um “boom” populacional, teve como aspecto negativo aumento da criminalidade, resultando em uma luta constante do deputado junto ao governador Blairo Maggi (PR), para barrar a violência, revertendo em viaturas e equipamentos para as policias Militar e Civil e na tão sonhada base da Polícia Rodoviária Federal - PRF, que deve ter sua obra física concluída em 2010.

Por fim, a educação, base para desenvolvimento de qualquer sociedade organizada, também foi priorizada por Dal’Bosco na Assembléia Legislativa, que intermediou a implantação das escolas estaduais Jardim São Paulo e Novo Estado, reforma e computadores para escola São Vicente e construção de cinco salas de aula para escola estadual Maria de Fátima Gimenez.

“Minhas ações, enquanto parlamentar são bastantes restritas, já que nossas emendas são limitadas, e, ao contrário do executivo que tem recursos da arrecadação para construir, nós temos como obrigação legislar e fiscalizar. Mas uso de todas as minhas forças para pleitear obras junto ao governo e secretários de Estado, apontando nossas reais necessidades”, afirmou.

“Cheguei em Sinop ainda criança, vindo do sul, como a maioria dos que aqui vivem. Filho de um pequeno agricultor que queria um nova chance para recomeçar e criar seus quatro filhos. Acompanhei o crescimento desse município e quero continuar lutando para que a minha cidade, a cidade dos meus filhos, seja um lugar cada dia melhor para se viver”, concluiu, emocionado, Dilceu Dal’Bosco.

HISTÓRIA - As origens do município de Sinop vêm do Núcleo de Colonização Celeste, de Jorge Martins Phillip, com área inicial de 198 mil hectares de terras destinadas à colonização Em 1971, Ênio Pipino, que representava a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (SINOP), adquiriu as terras de Phillip.

O colonizador Ênio Pipino trazia a experiência da formação de 18 cidades no estado do Paraná. Aqui montou uma estrutura mista de colonização: atividade agropecuária e indústria de transformação. A estrutura agropecuária constava de secções: Vera, Sinop (Gleba Celeste), Santa Carmem e Cláudia. Cada uma delas teria um centro populacional. Em volta do centro, a curta distância, chácaras. Mais ao longe, lotes rurais. A estrutura industrial teria a sede em Sinop

O nome adotado foi o da sigla da firma: SINOP - Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná. O maior contingente de migrantes ocorreu em 1975. O distrito de Sinop foi criado em 1976, e o município em 17 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº 4.156.

Quatrocentos homens, tendo à frente o topógrafo Benedito Spadoni e o gerente geral da empresa, Ulrich Grabert, abriram a picada para chegar ao lugar de destino. Sinop foi fundada a 14 de setembro de 1974.

Ênio enveredou para a produção de álcool, a partir da mandioca, importando técnica de uma Universidade da Suécia. Tornou-se uma novidade na América Latina. No entanto, a cultura da mandioca não rendeu o esperado devido à grande quantidade de água no solo arenoso e nivelado. Por isto a usina de álcool não prosperou.

O colonizador tinha por hábito dar nomes femininos às suas colonizações em Mato Grosso. A única exceção foi Sinop. No entanto, em Sinop, se não o fez no termo toponímico, Ênio Pipino homenageou as mulheres ao nominar os bairros rurais do município: Angélica, Eunice, Mônica e Lídia.

Sinop localiza-se a 500 quilômetros ao norte de Cuiabá (a 11º50'53" de latitude sul e a 55º38'57" de latitude oeste), às margens da BR163, a Cuiabá-Santarém. O relevo é plano, suavemente ondulado, com raros pontos de erosão, favorável ao desenvolvimento da agricultura. O solo é do tipo latossolo vermelho-amarelo, com areias quartzosas e plintossolos.

Os municípios limítrofes são Sorriso, Vera, Santa Carmem, Tapurah e Cláudia. Nas características geográficas apresenta uma área de 3.194,339 km². A altitude está em 384 metros com clima tropical.

A vegetação é de floresta tropical, do tipo Ombrófila ou Tropical. Predomina o clima Tropical Chuvoso, com precipitação média anual de 1.900 milímetros. Temperatura máxima anual de 33º C e mínima de 27º C. A altitude em relação do nível do mar é de 384 metros.

O município é banhado pelo Rio Teles Pires, um dos maiores da Amazônia, afluente do Rio Tapajós, que deságua no Rio Amazonas. A área do município é de 3.206,80, o equivalente a 0,35% do território estadual.

‘Entre os principais eventos promovidos no município está o Festival de Praia que acontece no meio do ano, geralmente no mês de julho. Já na sua segunda edição é um dos principais festivais populares do estado tendo média de público diário de mais de seis mil pessoas.

Entre outras programações também se destacam a Festa do Arroz e a Exponop, feira e exposição agro-pecuária , que é realizada no início do mês de junho no Parque de Exposições da Acrinorte, com rodeios, shows, leilões de gado e expositores em todas as áreas. Além dos Jogos Olímpicos de Sinop realizados no mês de setembro, na semana de comemorações do aniversário da cidade, onde diversas equipes contando com mais de 2.500 atletas disputam 25 modalidades desportivas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet