Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Cidades

sugestões serão avaliadas

Secretário de Ordem Pública faz reunião com comunidade haitiana após ambulantes sofrerem repressão em Cuiabá

Foto: Reprodução

Presidente da Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso, Clercius Monestine, participou da reunião

Presidente da Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso, Clercius Monestine, participou da reunião

O presidente da Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso, Clercius Monestine, participou de uma reunião com o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, nessa segunda-feira (4), após vendedores ambulantes haitianos serem reprimidos durante operação da Polícia Militar na rua 13 de Junho, no Centro de Cuiabá. 


Leia também 

Haitianos são reprimidos em operação da Prefeitura contra vendedores ambulantes no Centro de Cuiabá; veja vídeo

Manifestantes protestam contra repressão a ambulantes haitianos em Cuiabá; veja vídeos

Sales avisou que o debate junto às secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico sobre a situação dos imigrantes será ampliado.

Além disso, também serão convidados os representantes da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). 

De acordo com o secretário, as sugestões colocadas em pauta por Clercius serão avaliadas e o resumo da reunião será enviado para o prefeito Emanuel Pinheiro. 

"Hoje nasceu um diálogo e vamos levar para outras secretarias. Iniciamos na Ordem Pública. O convite para reunião surgiu para que possamos achar caminhos e soluções para essa situação que se arrasta há muitos anos, a relação de conflito entre o comércio ambulante que precisa se enquadrar em uma legislação existente e também sobre como solucionar tudo isso", comentou o secretário.

Para o presidente da associação, a reunião foi produtiva. Ele afirmou que espera que os outros secretários entendam e minimizem o sofrimento dos imigrantes que estão em Cuiabá.

"O secretário entendeu as nossas dificuldades e na próxima semana haverá uma outa reunião com outros secretários para entender e minimizar o nosso sofrimento. E que Cuiabá continue sendo uma cidade vivente para todos, tanto aos imigrantes e os natais", comentou ele. 

A Câmara de Cuiabá Municipal acompanhou a reunião e teve a vereadora Edna Sampaio como representante do Legislativo Municipal. 

Imigrantes agredidos no Centro de Cuiabá

Um vídeo feito 29 de junho, mostra uma imigrante haitiana, que vendia produtos na rua 13 de Junho, sendo abordada e conduzida até a caçamba de uma caminhonete. 

Conforme os registros, os agentes recolheram várias mercadorias dos vendedores haitianos, que comercializavam na via. Os itens foram jogados na caçamba da caminhonete da Prefeitura de Cuiabá.

Durante a operação, muitas testemunhas gritaram e vaiaram os militares, para que interrompessem a ação. “Deixa trabalhar”, diz um homem. 

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar (PM) e com a Prefeitura de Cuiabá para questionar a abordagem dada aos vendedores no centro da cidade. Ao Olhar Direto, a PM disse que, no momento, prestava apoio a ação do Executivo Municipal. 

Em nota, o secretário de Ordem Pública de Cuiabá, Leovaldo Sales, porém, disse que não determinou a realização de nenhuma operação na região. Conforme o posicionamento, Sales também determinou apuração interna para responsabilizar os envolvidos no caso. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet