Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Cidades

27 ANOS

Polícia prende falso médico que atuava em policlínica de Cuiabá

Foto: Rogério Florentino - OD

Polícia prende falso médico que atuava em policlínica de Cuiabá
Falso médico de 27 anos foi preso nesta quinta-feira (14), atuando em uma policlínica de Cuiabá. A Polícia Civil localizou o homem após ser acionada pela empresa contratante, que detectou divergências no cadastro e que ele exerceria indevidamente a atividade profissional.


Leia também:
Polícia Civil apreende 400 quilos de maconha enterrados em casa que funciona como depósito de facção

Os investigadores da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) Cuiabá realizaram uma consulta para checar os dados informados e constataram que havia uma pessoa com o mesmo nome, se identificando como médico e atuando em Cuiabá, porém, o nome e registro informados correspondiam a um profissional residente em Vila Rica.

Em diligências na policlínica, os policiais encontraram com o suspeito um carimbo com nome e inscrição válida no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso de outro profissional que trabalha no município de Vila Rica, na região Nordeste do Estado. Dentro do veículo dele, os investigadores encontraram diversos documentos pessoais em nome do falso médico, receitas de outros profissionais.

Durante depoimento ao delegado Henrique Madureira Espíndola, o falso médico, acompanhado por um advogado, declarou que fez o cadastro para atuar na empresa de saúde que estava contratando médicos e depois procurou no site do CRM e usou os dados do profissional se identificando como sendo o médico de Vila Rica, enviando os dados via aplicativo de mensagens. Ao ser contratado, ele disse que foi a uma loja e mandou confeccionar um carimbo com o nome e CRM e depois fez seis plantões médicos pela empresa.

Uma decisão judicial cassou o registro no CRM, que foi cancelado no ano passado, comprovando que não poderia atuar como médico. Segundo o suspeito, ele não foi notificado da decisão judicial.

O suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina. Após realização de exame de corpo de delito, ele foi encaminhado para audiência de custódia no Fórum da Capital.

Outro lado 

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que o médico formado em outro país não possui certificação para tuar no Brasil. O suspeito teria atuado apenas durante um plantão na policlínica. 

Veja nota na íntegra: 

Nota à imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece:

-A prisão em flagrante de um médico formado em outro país e que não possui certificação para atuação no Brasil (processo de revalidação de certificados estrangeiros), foi realizada após denúncia realizada pela empresa que presta serviços ao Município; 

- O profissional em questão prestou informações ideologicamente falsas e utilizando dados de médicos (de Mato Grosso e de Minas Gerais) e chegou a atuar em um único plantão (de doze horas) na Policlínica do Coxipó.

-Reitera ainda que todas as informações necessárias aos órgãos competentes serão disponibilizadas às autoridades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet