Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Cidades

serviços essenciais

Servidores que atuam no plantão da Politec estão há três meses sem auxílio alimentação

Foto: Rogério Florentino / OD

Servidores que atuam no plantão da Politec estão há três meses sem auxílio alimentação
Cerca de 33 servidores da carreira do desenvolvimento econômico e social lotados na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) estão sem receber auxílio alimentação desde maio de 2022. Esses trabalhadores da Cuiabá e Rondonópolis ficaram de fora do pacote de benefícios aprovado para a Segurança Pública. 


Leia também:
Mães abandonam filhos para ir a bar e acabam presas após PM encontrar criança aos prantos

O Sindes (Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Mato Grosso), entrou com uma ação na justiça para que os servidores técnicos também tenham o direito a receber auxílio mensal de R$ 450. 

Esses trabalhadores compõem as equipes de laboratório, enfermagem, radiologia, administrativo e transporte da Politec, serviços essenciais para o funcionamento do setor.

Entenda

Em março deste ano, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou um pacote de projetos de lei enviado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) para benefícios aos servidores da área da Segurança Pública. Entretanto, o auxílio alimentação foi cedido apenas para os profissionais que são originais da carreira, deixando de fora funcionários de outras categorias que estão cedidos para a área.

Outro ponto grave é que com o auxílio alimentação em dinheiro, o fornecimento de refeições para os servidores foi suspenso. Desde maio os profissionais do desenvolvimento econômico e social estão sem almoço e sem jantar durante os plantões, tendo assim que tirar os valores das refeições do próprio salário.

 Na ação foram dados exemplos de servidores que trabalham no mesmo órgão, mesmo setor e exercendo funções iguais, mas que não recebem os mesmos benefícios por pertencerem a uma carreira diferente.

Enquanto aguardam a decisão da liminar, os servidores lotados na Politec e o Sindes avaliam e mobilizam novas ações para viabilizar o benefício para a categoria.

Outro lado 

Em nota, a assessoria de imprensa da Politec informou que o Decreto Governamental nº 1.332 de 29 de março de 2022, regulamentou o fornecimento da alimentação aos profissionais da carreira da Perícia Oficial e Identificação Técnica. Em relação as demais carreiras, as tratativas são da alçada da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet