Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Cidades

BAIXA DE PESO

Homem é indiciado pelo crime de maus-tratos após deixar 28 equinos em área sem pasto

Foto: PJC-MT

Homem é indiciado pelo crime de maus-tratos após deixar 28 equinos em área sem pasto
Um homem foi indiciado pela Polícia Judiciária Civil pelo crime de maus-tratos contra 28 animais, entre equinos e muares, que eram mantidos em sua propriedade sem condições mínimas de cuidado, no município de Vila Rica (1155 km de Cuiabá). As investigações iniciaram na quarta-feira (14), após denúncias de morte de três dos animais. Os vizinhos do acusado chegaram a reclamar do mau cheiro na região por conta da morte dos animais. 


Leia mais: 
Procon fiscaliza lojas de Cuiabá após Anvisa proibir venda de pomadas para cabelos


Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito arrendava a propriedade localizada nas proximidades do bairro Cristo Rei para criação de equinos e deixou os animais no local em total situação de maus-tratos. Durante as investigações foram encontrados indícios de inanição, baixa de peso e até morte de alguns dos animais. 

Uma veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) foi até o local e constatou a situação de maus-tratos. Segundo a veterinária, os 28 animais não tinham condições de continuar no local, uma vez que não havia pasto para que eles pudessem se alimentar. 

A ração dada pelo investigado aos animais também não estava adequada, já que o alimento era oferecido puro, sem a devida mistura de elemento fibroso para evitar cólicas e outras consequências aos animais. Na ocasião, o suspeito disse que já havia arrendado outra propriedade para levar os animais, porém foi verificado que ele não possuía registro no Indea e nem autorização para fazer o transporte dos animais.

Ainda durante visita na propriedade, um dos animais foi encontrado morto e há alguns dias vizinhos vinham reclamando do mau cheiro. Questionado, o investigado negou a situação de maus-tratos e alegou que o animal morreu em razão de mordida de cobra.

Diante de todos os fatos apurados, o delegado de Vila Rica, Diogo Jobane, indiciou o suspeito pelos crimes de maus-tratos de animais da Lei de Crimes Ambientais. Os animais foram retirados da propriedade e colocados em uma área ao lado com pastagem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet