Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Sanecap solicita da população economia de água

O uso racional da água é uma preocupação freqüente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). Para tanto, vem desenvolvendo campanhas nos bairros junto à população levando orientações e informações para que mude seus hábitos no dia-a-dia e evite o desperdício. De acordo com a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, 45% do total da água tratada em Cuiabá é desperdiçada, sendo que grande parte desse desperdício é por causa de vazamentos e sistemas hidráulicos ilegais.

 
“As gambiarras estão entre os maiores problemas que afetam o setor de saneamento da capital. O número de ligações clandestinas em Cuiabá é muito alto, o que prejudica a distribuição de água nas residências, pois elas causam vazamentos na rede prejudicando a pressão da água, que não consegue chegar até os reservatórios residenciais”.

Para reduzir o problema das gambiarras, segundo Eliana Rondon, a Sanecap iniciou os serviços de padronização, que será feita em todas as ligações domiciliares (ramais e cavaletes), além de instalar hidrômetros em 100% das residências e fazer o recadastramento dos usuários.

Outra iniciativa da Sanecap, que visa também reduzir o desperdício de água nas residências, é o curso básico de encanador para mulheres. Nos cursos elas aprendem a fazer pequenos consertos na parte hidráulica, como trocar uma torneira e consertar a caixa de descarga com defeito, e conhecem as peças utilizadas nesses serviços. Com esses conhecimentos é possível combater vazamentos internos.

Dicas de Economia

Atitudes simples, como evitar lavar carros e calçadas com mangueiras, podem contribuir para que a água disponível dure mais tempo. Outras atitudes que podem ser tomadas é desligar a torneira e o chuveiro quando tomar banho e escovar os dentes; mudar o sistema de descarga para uma caixa acoplada, que gasta menos água; e trocar as torneiras e chuveiros com defeitos.

Só para se ter uma idéia, uma torneira gotejando chega a um desperdício de 46 litros de água por dia, ou seja, 1.380 litros por mês. Uma ducha aberta por 15 minutos gasta, em média, 135 litros. Escovar os dentes por cinco minutos com a torneira aberta significa um desperdício de 12 a 80 litros. São necessários 216 litros de água para lavar um carro.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet