Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Cidades

TOLERÂNCIA ZERO

Lei Seca em Mato Grosso prendeu 3.748 pessoas por embriaguez ao volante em três anos

Foto: Christiano Antonucci - Secom - MT

Lei Seca em Mato Grosso prendeu 3.748 pessoas por embriaguez ao volante em três anos
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) neste domingo (25) evidenciaram a intensificação das operações da luta contra a direção sob efeito de álcool em Mato Grosso, por meio da implementação da Lei 11.705, popularmente conhecida como Lei Seca. Segundo a pasta, de janeiro 2019 a abril de 2023 ocorreram 3.748 prisões por crime de embriaguez ao volante. Somente nos quatro primeiros meses deste ano foram 788, o que representa aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2022.


Leia mais: Treze motoristas são presos por embriaguez ao volante em Cuiabá
 
De janeiro a abril deste ano foram 143 operações em Mato Grosso, sendo 64 apenas na região metropolitana de Cuiabá.  Ao longo do ano de 2022 foram 232 e 100 em 2021 em todo Estado. 

Para fortalecer as fiscalizações de trânsito e o atendimento à população, o Governo de Mato Grosso investiu na intensificação das operações Lei Seca. Nesse processo de expansão, as blitzes passaram a acontecer em nove cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso, Nova Mutum, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta e Sinop. 

Conforme comunicou a Sesp, a coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), tenente-coronel Monalisa Marcielle Furlan, explicou que o aumento de prisões é resultado da intensificação das operações.
Ainda foi enfatizado pelo secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Cláudio Fernando Carneiro os investimentos feitos pelo Governo do Estado para o resultado positivo do trabalho integrado das forças de segurança.

Instituição de Câmara Temática de Trânsito com especialistas na área para identificar causas e buscar soluções também consta dentre os esforços empenhados para prevenir acidentes e mortes no trânsito por embriaguez na direção.

As medidas incluem apresentar o programa Lei Seca às prefeituras e buscar a parceria com o Poder Público municipal para que o termo de cooperação seja firmado. O município deve comprovar toda capacidade de suporte para receber as operações como, por exemplo, disponibilidade de caminhão-guincho. A última etapa é preparar os profissionais para garantir a melhor abordagem ao condutor em um curso de 8 horas-aula.

O endurecimento da regras da Lei, que atualmente é de tolerância zero para o consumo alcoólico ao volante, também reflete no resultado dos dados divulgados, uma vez que se antes havia um limite aceitável de ingestão de bebida, agora quem flor flagrado bêbado e dirigindo está cometendo infração que passou a ser considerada gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses.

Investimento e educação no trânsito 

A coordenadora de Conformidade Legal do Departamento de Trânsito (Detran-MT), Kelli Lopes Félix, salienta os investimentos na fiscalização de trânsito com uso de aparelhos para aferição do teor alcoólico e também na gratificação dos agentes que atuam voluntariamente nas operações. 

Ela comunicou que hoje o Detran tem 162 aparelhos de etilômetro no Estado e contribui no pagamento de gratificação da jornada voluntária exercida pelos servidores da área, resultando no aumento de efetivo expansão e intensificação das ações não só na Capital, mas também em oito municípios. Para ela, os investimentos do Governo do Estado são fundamentais para salvar vidas no trânsito.

Coordenação

O GGI coordena as ações da Câmara Temática de Trânsito, composta por representantes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Politec, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal. 

(Com informações da assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet