Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Renato Nery baleado

Gisela aciona Sesp e diz que OAB não vai mais admitir atentados contra advogados; Nery é 2ª vítima em sete meses

05 Jul 2024 - 11:20

Do locala - Arthur Santos Silva / Da Redação - Pedro Coutinho

Foto: Olhar Direto

Presidente da OAB, Gisela Cardoso, compareceu ao Complexo Hospitalar de Cuiabá, onde Renato Nery é operado

Presidente da OAB, Gisela Cardoso, compareceu ao Complexo Hospitalar de Cuiabá, onde Renato Nery é operado

Em menos de um ano, dois advogados foram vítimas de atentados contra a vida em Cuiabá. Roberto Zampieri, assassinado com dez tiros no ano passado e, na manhã desta sexta-feira (5), exatos sete meses depois, o ex-presidente da OAB-MT, Renato Nery, foi alvejado sete vezes enquanto chegava em seu escritório, na Avenida Fernando Correa.


Leia mais: 
Ex-presidente da OAB-MT, Renato Nery leva sete tiros pelas costas na porta de escritório na Fernando Correa

Advogado é executado com 10 tiros ao deixar escritório em Cuiabá; suspeito estava de tocaia

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Gisela Cardoso, disse ao Olhar Direto que a instituição não vai mais admitir casos de violência contra a advocacia e que vai cobrar uma resposta efetiva e célere das autoridades de segurança competentes.

Cardoso afirmou que entrou em contato direto com o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, o qual lhe garantiu que as forças policiais já estão totalmente empenhadas para a solução imediata de mais esse atentado contra a advocacia.

Na manhã desta sexta-feira (5), Renato Nery foi vítima de tentativa de homicídio enquanto chegava em seu escritório, na Avenida Fernando Correa. Informações preliminares apontam que ele foi alvejado sete vezes, pelas costas. O suspeito fugiu e a Polícia está em diligência para captura-lo.

Há exatamente sete meses, no dia 5 de dezembro de 2023, o advogado Roberto Zampieri foi executado com pelo menos dez tiros enquanto saía do seu escritório, situado no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. Apesar da prisão dos mandantes, intermediador e executor do homicídio, a motivação ainda é exaustivamente investigada.

Questionada sobre a motivação do atentado contra Nery, Gisela disse que ainda não há informações precisas sobre isso, mas que as diligências já começaram e que a ordem espera, o quanto antes, uma resposta sobre as razões que levaram ao atentado.

“Vamos pedir as respostas à todas autoridades competentes. Precisamos, por parte do estado, da Sesp, de uma resposta. Temos em menos de um ano o assassinato de Zampieri, com algumas pessoas já presas, mas também não temos a conclusão definitiva. Precisamos identificar os mandantes, executores e dar uma resposta definitiva para a sociedade protegendo a advocacia”, disse.

Nery foi encaminhado ao Complexo Hospitalar de Cuiabá, antigo Jardim Cuiabá, onde está passando por intervenção cirúrgica. Seu quadro de saúde é considerado gravíssimo.

A OAB-MT recebeu a confirmação na manhã desta sexta-feira (5) da tentativa de execução contra Nery, em Cuiabá, e afirmou que já está em contato com a Segurança Pública, acompanhando os primeiros procedimentos do caso, e aguarda imediata resposta das autoridades competentes.
   
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet