Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Cidades

acima da média nacional

Quarenta e seis mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso em 2023, aponta Anuário de Violência

Foto: Reprodução

Cristiane Castrillon, Emily Bispo e Thays Machado: vítimas de feminicídio em MT

Cristiane Castrillon, Emily Bispo e Thays Machado: vítimas de feminicídio em MT

Mato Grosso registrou 46 feminicídios em 2023 segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta semana. O estado está com a taxa superior à nacional.  Algumas das mortes ganharam repercussão nacional.


Leia também:
Sorriso sobe duas posições e se torna 4ª cidade mais violenta do país, segundo estudo; veja


No ano passado foram registrados 103 homicídios contra mulheres. Já com relação ao feminicídio, foram registrados 46 casos.Isso representa uma taxa de 2,5 por 100 mil habitantes. A taxa é superior à nacional que registrou 1,4 por 100 mil habitantes.

Ano passado Mato Grosso foi palco de diversos casos de repercussão envolvendo feminicídios.

No mês de novembro do ano passado, em Sorriso,  Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, e suas filhas Miliane Calvi Cardoso, 19, Manuela Calvi Cardoso, 13 e Melissa Calvi Cardoso, de 10, foram mortas após ter a casa invadida pelo pedreiro Gilberto Rodrigues dos Anjos.

Cleci e mais duas filhas foram esfaqueadas, abusadas sexualmente e encontradas nuas na casa. A caçula foi morta asfixiada. Os corpos foram descobertos três dias depois e Gilberto foi preso em flagrante.

Em agosto do ano passado, a advogada Cristiane Castrillon da Fonseca Tirloni foi estuprada e assassinada pelo ex-policial militar Almir Monteiro dos Reis, em Cuiabá. O corpo foi encontrado dentro de um carro no Parque das Águas.

A designer de sobrancelhas Emily Bispo da Cruz, de 20 anos, foi morta a facadas na frente do filho dela no mês de julho em Cuiabá. O crime foi cometido pelo frentista Antônio Aluísio Conceição Maciano, condenado a 20 anos de prisão pelo feminicídio.

Em janeiro, Thays Machado, de 44 anos, foi morta a tiros com o namorado Willian Moreno em Cuiabá. O crime foi cometido pelo empresário Carlos Alberto Gomes Bezerra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet