Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Cidades

UM POR HORA

Mato Grosso registra mais de 8,6 mil roubos e furtos de celulares em 2023

Foto: Ilustração/Freepik

Mato Grosso registra mais de 8,6 mil roubos e furtos de celulares em 2023
Mais de 8,6 mil celulares foram roubados ou furtados em Mato Grosso durante o ano de 2023, conforme dados divulgados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. O número representa aproximadamente uma ocorrência desta natureza a cada uma hora, pois foram cerca de 24 celulares roubados/furtados por dia no estado.


Leia mais
Barranco cede e mata mergulhador afogado durante vistoria em rio em área de garimpo

Em relação ao ano anterior, as ocorrências tiveram uma redução de 19,8%, pois foram registrados 10.834 furtos/roubos dos aparelhos em 2022.

Dentre os números de 2023, 2.367 celulares foram roubados, enquanto a maioria foi furtado, representando 6.321 crimes desta natureza. A taxa de incidência das ocorrências é de 237,5 a cada 100 mil habitantes.

De acordo com o estudo, roubos e furtos de celulares são portas de entrada do crime organizado para o mundo virtual e peça-chave no crescimento do medo e da insegurança da população.

“Fica nítida, portanto, a importância que os celulares passaram a ter na dinâmica dos crimes patrimoniais, não apenas pelo elevado número de crimes, mas porque eles são a porta de entrada mais fácil do crime organizado para uma série de outras modalidades delituosas que estão a financiar e aumentar o poder das organizações criminosas, a exemplo dos estelionatos e golpes virtuais já tratados em texto específico deste Anuário”, diz trecho do estudo.

Segundo uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil possuía, em maio de 2024, 258 milhões de smartphones, sendo 1,2 aparelhos por habitante. O estudo, que analisa o número de smartphones em uso no Brasil desde 2007, indica que desde 2018 existe 1 smartphone por habitante, o que explica em partes o crescimento acentuado destes crimes nos últimos anos.

No país, 107 aparelhos celulares são furtados ou roubados a cada uma hora, totalizando 937.294 ocorrências no ano. Além disso, 78% dos crimes ocorreram em vias públicas, principalmente entre segunda e sexta-feira.
Já ao analisarmos as ocorrências em Mato Grosso, 52,4% dos roubos ocorreram nas vias públicas, enquanto apenas 15,7% dos furtos se deram nas ruas.



Tentando dar resposta ao crescimento destes crimes, os governos têm apresentado soluções para enfrentar o problema. Em dezembro de 2023 o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o programa Celular Seguro, um aplicativo que o usuário se cadastra previamente e, em caso de roubo ou furto, pode registrar uma ocorrência que alerta operadoras de telefonia e bancos sobre o crime.

“O roubo e/ou furto de celular é um crime de oportunidade, mas com a popularização destes equipamentos e seu elevado valor agregado se tornou altamente rentável para o mundo do crime focar sua ação na subtração destes dispositivos”, traz o estudo.

Sobre as principais marcas de celular mais roubadas e furtadas no Brasil, em 2023 a marca mais visada pelos criminosos foi a Samsung, com 37,4% dos casos, Motorola com 23,1% dos registros, Apple com 25% e Xiaomi com 10%.

No caso dos aparelhos da Motorola, por exemplo, verifica-se que sua participação no mercado nacional é maior do que sua participação entre os celulares subtraídos, indicando que este é um equipamento menos valorizado no mercado criminal.

Já os Iphones, da marca Apple, respondem por apenas 10% do mercado nacional, mas representam 1 em cada 4 roubos e furtos de celular no país. O que, dito de outra forma, implica em reconhecer que usuários da Apple, talvez por ser uma marca com aparelhos mais caros, correm mais riscos de serem vítimas de roubos e furtos de celular do que em relação a outras marcas.             
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet