Olhar Direto

Sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Segunda capital mais quente

Mato Grosso terá nova onda de calor e Cuiabá pode bater a temperatura de 43°C

Foto: Rogério Florentino

Mato Grosso terá nova onda de calor e Cuiabá pode bater a temperatura de 43°C
Nova onda de calor deve atingir Mato Grosso até o final do mês, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. Até o final do mês, Cuiabá deve atingir a temperatura de 43°C. Na quinta-feira (15), Cuiabá foi a segunda capital mais quente do país.


Leia também
Jovem de 17 anos reage durante abordagem e morre em confronto com policiais militares


O ar quente e seco vai ganhar mais força a partir do sábado (17), já com temperaturas mais altas, a onda de calor vai começar oficialmente no domingo (18).

Na quinta-feira (15), Cuiabá registrou 41°C. Esta foi a tarde mais quente em Cuiabá desde o dia 30 de novembro de 2023, quando a temperatura chegou aos 41,2°C. Até o momento, a maior temperatura máxima entre as capitais brasileiras é de 42,6°C, observada em Boa Vista,  capital de Roraima, em 4 de fevereiro deste ano.

Nesta sexta-feira (16) a previsão de temperatura máxima é de 40°C. Os termômetros devem atingir 43°C no dia 30 de agosto. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 11% e 39%.

Massa de ar quente e alta pressão
 
Uma nova massa de ar quente se estabelece no Brasil, com características similares a das últimas ondas de calor. Este sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes do interior do país, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet