Olhar Direto

Terça-feira, 20 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

alvo em MT

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de mulheres para a Europa

Foto: Reprodução

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de mulheres para a Europa
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (20), a Operação Perfídia, voltada para combater o tráfico de pessoas com fins de exploração sexual na Europa. A ação envolveu o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão, expedidos pela 7ª Vara Federal de Mato Grosso.


Leia mais
Batida entre picape e caminhão na BR-070 mata idoso de 70 anos


As diligências ocorreram em Várzea Grande, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão; em Uberlândia (MG), com três mandados de busca e apreensão e uma prisão; e no Rio de Janeiro (RJ), onde foi cumprido outro mandado de prisão.

A operação busca desmantelar um esquema criminoso de aliciamento de mulheres, principalmente em Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina, para fins de exploração sexual na Europa. Uberlândia (MG), reconhecida por seu papel como um importante centro logístico e de negócios, tornou-se o principal ponto de atuação da quadrilha, transformando-se em palco de exploração e sofrimento humano.

De acordo com a PF, as vítimas, frequentemente em situação de vulnerabilidade, eram seduzidas com promessas de emprego na Europa, onde acreditavam poder construir uma vida melhor para si e suas famílias. No entanto, após juntar suas economias e pagar pelas passagens internacionais, elas se viam envolvidas em um pesadelo.

Ao desembarcar na Europa, as mulheres eram recebidas por motoristas que, em vez de levá-las ao local de trabalho prometido, as conduziam a apartamentos lotados com outras vítimas. Seus documentos eram retidos, e elas eram forçadas a se prostituir, enquanto os criminosos lucravam com 60% das comissões geradas pelos programas, além de imporem às vítimas dívidas exorbitantes e impagáveis.

Os criminosos utilizavam sites europeus de prostituição para anunciar as vítimas, garantindo assim a exposição necessária para manter a operação lucrativa. Durante a ação da Polícia Federal, foram apreendidos celulares e outros materiais de interesse para a investigação.

A Operação Perfídia ocorre durante o Agosto Lilás, mês dedicado à valorização das mulheres e ao combate ao tráfico de pessoas. A Polícia Federal suspeita que a organização criminosa tenha recrutado mais vítimas e alerta para o risco de ofertas de emprego internacionais que possam ser, na verdade, armadilhas para o tráfico sexual.

Significado

O termo "Perfídia", de origem latina, significa "traição" ou "deslealdade", carregando uma conotação forte de engano e corrupção moral, em referência às práticas cruéis da rede criminosa desmantelada pela operação.

(Com informações da Assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet